349669 2216 Ok
Banner CAicaras
Copasa - 21-06-17
Publicado em 05/06/2017
Compartilhe:

Vigilância Sanitária reforça a fiscalização em empresas que distribuem água mineral na cidade

Os fiscais da Vigilância Sanitária estão atuando em diversos locais da cidade.

Os estabelecimentos que não cumprirem as determinações da RDC serão notificados. ( Foto: Ilustração )

O armazenamento, venda e transporte de água mineral são regulamentados por normas rigorosas. Mas existem empresas que insistem em descumprir regras estabelecidas pela Vigilância Sanitária. Fiscais do órgão têm realizado ações no intuito de prevenir, orientar e repreender comerciantes que não seguem as normas instituídas.

Os fiscais da Vigilância Sanitária estão atuando em diversos locais da cidade e os estabelecimentos que não cumprirem as determinações da RDC serão notificados. A ação tem como objetivo proteger os cidadãos dos riscos sanitários oferecidos, como a contaminação, impregnação de odores indesejáveis na água, entre outros.

De acordo com a RDC 173/2006, a água mineral deve ser exposta à venda somente em estabelecimentos comerciais de alimentos ou bebidas. Os galões de água devem ser protegidos da incidência direta da luz solar e mantida sobre paletes ou prateleiras, em local limpo, seco, arejado e reservado para este fim. Além disso, as embalagens retornáveis vazias não devem ser estocadas e/ou transportadas próximas a produtos saneantes, gás liquefeito de petróleo e outros produtos potencialmente tóxicos.

Segundo a Vigilância Sanitária, mesmo com as orientações já realizadas, alguns comerciantes têm insistido em realizar o armazenamento e transporte incorreto do produto. O órgão alerta que os estabelecimentos não autorizados devem retirar os produtos das instalações e os que possuem autorização devem se adequar às normatizações.

As empresas que trabalham com distribuição de água mineira que não cumprirem as determinações podem ser multadas, terem os estoques apreendidos e inutilizados, além do cancelamento do Alvará Sanitário e fechamento do estabelecimento.

Autor: Maurício Rocha

Nego Duro - Rodapé Notícias
Postado em 05/06/2017
Compartilhe:

17 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Cozinheira | 1 mês, 2 semanas atrás

    Quando vai ter vigilância sanitária nas cozinhas dos restaurantes à noite???????????????????

    0 0 Responder

  • russonow | 1 mês, 2 semanas atrás

    BOA TARDE TEM FISCALIZAR MESMO POIS TEM MUITAS ÁGUAS MINERAIS QUE NÃO TEM LACRE , TALVEZ ALGUMA EMPRESA POSSA ESTAR FRAUDANDO EM VEZ DE ÁGUA MINERAL ÁGUA TORNERAL , TEM FISCALIZAR O COMERCIO EM GERAL, TAMBÉM OS AÇOUGUES , EM RELAÇÃO A NOITE A VIGILÂNCIA TEM FISCALIZAR SIM , POIS O CONSUMIDOR NÃO E FISCAL E NUNCA SERÁ !!!! APENAS PODERÁ RELATAR ALGUM, OU RECLAMAR JUNTO A VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTIVER OCORRIDO SE HOUVER FICA A DICA AI PARA TODOS .

    1 0 Responder

  • xakal | 1 mês, 2 semanas atrás

    o lacre dos garrafoes nunca vedam , todos tem vazamento na tampa. eu sempre uso agua mineral de 20 lts e todos tem vazamentos e eu pago pela bacterias.

    0 1 Responder

  • ROM | 1 mês, 2 semanas atrás

    Acredito que se Deva fazer as fiscalizações necessárias pois a vigilância está aí para isso mas hoje água mineral se vende em qualquer lugar Supermercado empresas que vendem gás dentre outras essas empresas também serão fiscalizadas? pois a concorrência com as empresas legalizadas e outorgadas desleal

    2 1 Responder

  • ROM | 1 mês, 2 semanas atrás

    Acredito que se Deva fazer as fiscalizações necessárias pois a vigilância está aí para isso mas hoje água mineral se vende em qualquer lugar Supermercado empresas que vendem gás dentre outras essas empresas também serão fiscalizadas? pois a concorrência com as empresas legalizadas e outorgadas desleal

    1 0 Responder

  • Netinho | 1 mês, 2 semanas atrás

    POR QUE ESSA VIGILÂNCIA SANITÁRIA NÃO TRABALHA À NOITE FISCALIZANDO OS BARES E RESTAURANTES. TEM COZINHA NOJENTA, SUJA E CONTAMINADA DEMAIS VENDENDO COMIDA AQUI EM PATOS. E TEM ALGUMAS PADARIAS QUE DÃO NOJO TAMBÉM. VAMOS TRABALHAR, GENTE, À NOITE, NA HORA QUE OS RESTAURANTES PORCOS ABREM.

    4 2 Responder

    Comerciante - 1 mês, 2 semanas atrás

    Netinho, talvez por falta de informação, de conhecimento você diz que a Vigilância Sanitária não trabalha à noite. Procure se informar junto ao órgão e saberá que estas fiscalizações noturnas acontecem toda semana. E uma dica, o melhor fiscal é o cliente, basta não consumir nada onde achar que tem "cozinha nojenta", ou lugares "porcos".. assim ou melhoram ou fecham as portas.

    1 0

  • Deolinda | 1 mês, 2 semanas atrás

    O que adianta água em embalagem de plástico? Não há como higienizar com segurança. O plástico é um bom reservatório de bactérias. Mas, tem gente que acredita porque esse tipo de comércio só aumenta. É igual vender lote na lua! Acorda, povao!

    2 2 Responder

    Eduardo - 1 mês, 2 semanas atrás

    Procure se informar melhor antes de postar na internet. Use o Google e leia sobre as embalagens para água mineral.

    0 0

  • Carlos | 1 mês, 2 semanas atrás

    Cara fiscalização sera que vcs fiscalizam a fonte. Será que vcs pegam amostras destas águas para saberem que estão realmente adequadas para o consumo. Será que o minimo que tem que ter uma água alem de estar sem cheiro sem odor e sem saber. O PH esta sendo fiscalizado. Creio que não. Logico que não. Fiscalizar se as botelhas de águas estão em cima de paletes e fácil. E no transporte desta água quanto tempo estes recipientes de plastico ficam no sol. A fiscalização deve saber que recipientes de plastico no sol, já não são adequados para o consumo de água. Ja que o plastico e feito de petróleo e claro a fiscalização sabe que libera substancias inadequadas para o consumo. Será que a fiscalização fiscaliza o minimo. Creio que não.

    3 2 Responder

    Paulista - 1 mês, 2 semanas atrás

    Caro amigo Carlos as fontes são rigorosamente fiscalizadas pelos orgãos respectivos todas fontes tem que fazer diariamente coleta para analise da água. O transporte tem que ser feito em caminhões devidamente lonados ou em caminhões baú. abraço

    1 0

  • Dário | 1 mês, 2 semanas atrás

    Na verdade o consumidor por não conhecer as normalidade de como armazenar a água mineral e o envase nas nascentes vem já a algum tempo comprando água mineral sem qualidade pelo mesmo preço de uma água de qualidade tem água que são de poço artesiano não fonte em meio a lavoura de café se os consumidores tiver enterese de saber e so entrar no meu atzap 99959794

    3 4 Responder

  • Cientista | 1 mês, 2 semanas atrás

    Se as pessoas soubessem a quantidade de fontes e de germes que tem nessa água, paravam de utilizá-la. A propósito, o filtro de barro produzido no Brasil, já foi anunciado pela ONU como um dos melhores recipientes para filtragem e consumo da água potável no mundo. Quer mais?

    7 2 Responder

    Patureba - 1 mês, 2 semanas atrás

    Vc já parou pra pensar que a água da Copasa e yratada, mais agente bebe esgoto do Rio Paranaíba, Carmo do Paranaíba e Lagoa formosa? O filtro de barro não faz milagre.

    4 2

carregar mais comentários