Após coletas feitas no local, foi detectado que a água está contaminada.

A água do Poço Artesiano que abastece a Escola Municipal Aristides Memória- CAIC- não poderá mais ser consumida pelas centenas de estudantes e professores da instituição. Após coletas feitas no local, foi detectado que a água está contaminada. Foram encontradas alternativas e não será necessária a interrupção das aulas.

De acordo com a diretora da Vigilância Sanitária, Geize Soares, a Vigilância em Saúde constatou a presença da bactéria E. coli nas coletas de monitoramento e notificou a Copasa que fez novas amostras, as quais também foram positivas.

Ela informou que foi constatada a mistura da água do poço sem tratamento com a água tratada da Copasa. Sendo assim, a direção da escola foi orientada pela Vigilância a não usar a água do poço para consumo humano e tomar medidas de lavagem e desinfecção dos reservatórios de água.

Segundo Geize Soares, a água fornecida pela Copasa atende aos parâmetros para consumo humano. Como já encontraram esta alternativa, não será necessária a interrupção das atividades escolares que seguem normalmente.

De acordo com veículos especializados, a E. coli é uma bactéria que habita naturalmente no intestino de humanos e de alguns animais, mas que em grandes quantidades pode causar problemas como gastroenterite ou infecção urinária, dependendo se o excesso de bactérias surgiu no intestino ou no trato urinário e acontecendo, principalmente, quando se consome água ou alimentos contaminados.

Para não se contaminar com tal bactéria, a orientação é para que as pessoas sempre higienizem bem os alimentos, especialmente saladas cruas, não reaqueçam mais de 1 vez a comida já pronta, consumam sempre água filtrada ou fervida e lavem bem as mãos antes e depois de usar o banheiro.