Veja as principais hipóteses de revisão da aposentadoria. Por Brian Epstein

O prazo começa a fluir a partir do primeiro dia útil do mês seguinte ao primeiro recebimento

publicado em 02/06/2020, por Brian Epstein


Veja as principais hipóteses de revisão da aposentadoria. Por Brian Epstein

 

Quem se sente prejudicado pelo valor da aposentadoria pode requerer a revisão de seu benefício no prazo limite de dez anos. O prazo começa a fluir a partir do primeiro dia útil do mês seguinte ao primeiro recebimento.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Clinica Medic Imagem

Os casos mais comuns de revisão de benefício são: ausência de inclusão de tempo de exercício de atividade especial; vínculo trabalhista não computado; registro de contribuição inferior ao que de fato era recolhido; vínculo trabalhista no exterior.
 
Outras situações pontuais também merecem revisão, como: contribuições expressivas recolhidas antes de 1994; aposentados entre 05/10/88 e 05/04/91 que não tiveram seus 12 últimos salários de contribuição corrigidos; prejudicando os que se aposentaram neste interstício pela falta de correção. (os que se aposentaram entre 1998 e 2003 e foram prejudicados pela limitação do valor de seus benefícios ao teto previdenciário definido à época da implantação).
 
Existem hipóteses que excetuam o prazo limite de revisão de 10 anos, mas é certo que o segurado só terá direito a perceber a diferença dos últimos 5 anos, em razão da prescrição. Assim, o quanto antes fizer a revisão, menor será o prejuízo.
 
Tem-se que ficar atento, pois a revisão é geral e não especificamente sobre o ponto questionado. Assim, pode-se receber um bom valor acumulado, como também, se houve erro impactando em aumento da aposentadoria, ela pode ser revista e ao fim reduzida. É necessário um estudo sério e prévio para evitar prejuízo.
Autor: Brian Epstein Postado em 02/06/2020
Compartilhe:

6 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Carlos | 2 meses, 1 semana atrás

    Entrei com pedido de revisão no INSS fazem três anos e até agora não obtive resposta o que fazer???? Meu pedido de revisão foi feito por contabilidade reduzida por 4 anos onde eles calcularam por salário mínimo.

    1 0 Responder

  • Dio | 2 meses, 1 semana atrás

    Meu marido se aposentou em 2002 ainda pode fazer revisão?

    0 2 Responder

    Julio - 2 meses, 1 semana atrás

    Mamando a 18 anos e ainda quer aumento... Haa vá

    0 1

  • Dironalvo Barreto Coelho | 2 meses, 1 semana atrás

    Sou funcionário público aposentado em 15 maio 2003. Posso requerer? Sou sindicalizado no Sindjus. O sindicato pode fazer a revisão? Obrigado. Notícia alvissareira.

    2 1 Responder

  • Pirilampo | 2 meses, 1 semana atrás

    Resumindo, a partir de agora todo mundo trabalha, paga pra aposentar, mas não aposenta e se aposenta vai ser com uma merreca bem abaixo do que pagou. É brincadeira um país desse...

    8 2 Responder

    Julio - 2 meses, 1 semana atrás

    A maioria nunca contribuiu e se aposenta.. Vê que coisa...

    0 0