Policial militar registrando uma ocorrência. (Foto: Arquivo Patos Hoje)

A Polícia Militar reforçou a segurança na cidade e no Parque de Exposições para evitar a ação de criminosos durante a Fenamilho 2017 que começa nesta sexta-feira (19) e vai até o dia 28 de maio. Mas alguns cuidados a serem adotados pela população podem contribuir com o trabalho da segurança pública.

A Polícia Militar orienta as pessoas a evitarem levar para o Parque de Exposições muitas joias, bolsas com grandes volumes, objetos e eletrônicos que não serão utilizados. A dica é levar para festa uma pequena quantia em dinheiro, apenas um cartão de crédito e um documento pessoal de identificação.

O telefone celular é o principal alvo dos ladrões no interior do Parque de Exposições. A orientação da Polícia Militar é para guardar o aparelho no bolso da frente da calça ou nos bolsos internos do casaco. Quando estiver utilizando o celular, fique atento. Se for sair em família, escolha apenas uma pessoa para levar o telefone.

Outras dicas da Polícia Militar

- Se for de carro para a Fenamilho, deixe-o em segurança, estacione em locais iluminados e movimentados. Sempre confira se os vidros e as portas estão bem fechados. Não deixe objetos visíveis.

- Bebida e volante não combinam. Não beba se for dirigir. Mas se beber, utilize o transporte público. Haverá táxis e mototáxis em maior disponibilidade e linhas especiais de ônibus.

- Informe sobre os detalhes do local, itinerário, saída de emergência e atendimento à saúde. Não aceite bebida ou alimentos de pessoas desconhecidas. E em caso de brigas ou de tumulto, afaste-se imediatamente, mas sem correria.

- Dê preferência ao uso do transporte coletivo a fim de evitar problemas com estacionamento, danos e furtos.

- Caso leve crianças, mantenha-as próximas de você. É importante que a criança tenha sempre consigo o endereço de sua casa, o nome de seus pais e o número de telefone para contato.

- Evite brigas, confusões e hostilidade com as pessoas. Mantenha o bom humor, uma vez que o momento é de alegria. Se encontrar uma pessoa perdida, conduza-a até um policial militar ou seguranças do evento. Leve dinheiro apenas para o necessário. Caso perca o seu cartão bancário, cancele-o imediatamente junto ao seu Banco. Esteja atento, ao perceber a presença de pessoas em atitude suspeitas, afaste-se do local e acione o 190.

Autor: Maurício Rocha