Em várias unidades, as doses já se esgotaram por completo.

Reportagem atualizada às 16h11 desta terça-feira (24)

As pessoas que procuraram uma Unidade Básica de Saúde na manhã desta terça-feira (24) para se imunizar contra a gripe, tiveram que voltar para casa sem a dose da Vacina. Isso porque, em várias unidades, as doses já se esgotaram por completo. Em outras, restam apenas alguns frascos. A população protestou contra a campanha que começou nessa segunda-feira (23).

Várias pessoas acordaram cedo e foram pra a UBS mais próxima de sua casa receber a dose da Vacina que imuniza contra o vírus da gripe e outros tipos de vírus. As grandes filas foram formadas logo pela manhã. O que eles não esperavam é que a dose da vacina já estava para esgotar em algumas unidades. Em outra já nem havia mais doses.

De acordo com a Técnica de Enfermagem Geralda de Oliveira, que trabalha em uma unidade no Bairro Jardim Panorâmico, as doses por lá já se acabaram Cerca de 300 pessoas foram imunizadas no local. A maioria da procura veio dos idosos. Já na UBS do Bairro Alvorada, foram aplicadas 280 doses da vacina e segundo a Agente de Saúde da unidade, faltam somente 7 frascos para encerrar as doses.

Segundo a Secretaria de Epidemiologia, a estimativa é de que até o final da campanha, no dia 1° de Junho, sejam imunizados mais de 40 mil patenses dentro do público alvo da campanha que são: Idosos com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, professores da rede pública e privada, portadores de doenças crônicas, trabalhadores do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade, obesos, diabéticos, transplantados e portadores de Trissomíase. O dia D de vacinação contra a gripe está marcado para acontecer neste próximo dia 12 de Maio.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas "esclareceu que as vacinas da Campanha contra a Influenza são enviadas pelo Governo do Estado de forma fracionada. No total serão disponibilizadas 40 mil doses. Até o momento, 8 mil já foram entregues nos postos e hospitais e que, devido à grande procura, as doses acabaram, dessa primeira remessa. Ainda faltam para serem entregues 32 mil doses. De acordo com a coordenação da Vigilância Epidemiológica, nesta quinta-feira, uma nova remessa da Secretaria de Estado da Saúde estará sendo entregue no município e haverá nova reposição. A Secretaria Municipal alerta ainda que a campanha vai até o dia 1º de junho, sendo o dia 12 de maio o dia D da campanha e que as vacinas são disponibilizadas de forma fracionada, portanto, as pessoas têm até a data limite para se imunizar".