A Campanha de Vacinação contra a Gripe foi antecipada este ano por causa da pandemia de coronavírus.

A Secretaria Municipal de Saúde retomou a Campanha de Vacinação contra a Gripe na manhã desta sexta-feira (27). Todas as unidades foram abertas nas primeiras horas para receber a população, mas as doses disponibilizadas não foram suficientes mais uma vez. Muita gente teve que voltar para casa sem ser imunizado.

A Campanha de Vacinação contra a Gripe foi antecipada este ano por causa da pandemia de coronavírus. As doses começaram a ser disponibilizadas na segunda-feira (23), primeiramente para idosos e profissionais de saúde. O primeiro dia de vacinação, no entanto, atraiu um público muito maior do que esperado e as doses disponíveis acabaram em poucas horas.

Uma nova remessa de vacinas foi disponibilizada e a Secretaria de Saúde anunciou que a campanha seria retomada nesta sexta-feira (27). De fato, as unidades de saúde abriram logo cedo para imunizar a população, mas a procura foi muito maior do que o esperado e as doses disponíveis não foram suficientes mais uma vez.

Muita gente teve que voltar para casa sem a vacina e sobraram reclamações. A Secretaria Municipal de Saúde informou que as doses são disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Saúde, através da Superintendência Regional de Saúde. O órgão informou, no entanto, que novas remessas serão disponibilizadas e que as vacinas serão suficientes para todas pessoas que pertencem ao público alvo.

Nesta primeira fase, a vacinação é direcionada para idosos e funcionários da saúde. A segunda fase da campanha começa no dia 16 de abril e tem como foco os professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Já na terceira fase, que se inicia em 9 de maio, receberão a vacina as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.