A vacina que protege contra o vírus da Dengue tem eficácia de 80%.

Patos de Minas teve mais um ano de epidemia de Dengue. Foram 2063 casos notificados de janeiro ao início de novembro. Entretanto, além do combate ao mosquito transmissor, este ano os brasileiros ganharam mais uma alternativa de prevenção contra a doença, uma vacina que protege contra o vírus da Dengue com eficácia de 80%.

A vacina Dengvaxia, produzida por um laboratório francês, combate os quatro tipos de Dengue que circulam no país, mas precisa ser administrada em três doses. O médico Maurício Rios do Laboratório Carlos Chagas explica que as doses da vacina são aplicadas com intervalos de seis meses entre uma e outra.

"Só depois da terceira dose é que o paciente estará totalmente imune aos quatro tipos de Dengue que existem no país ", alerta o médico. A vacina não tem contraindicação e crianças a partir de 9 anos de idade podem ser imunizadas contra a Dengue.

A vacina está disponível há três meses em Patos de Minas e agora está mais acessível. Antes os frascos continham cinco doses, o que exigia o interesse de um grupo mínimo de cinco pessoas. Agora a vacina é oferecida em doses individuais. O preço também caiu. A dose de Dengvaxia que era vendida a R$ 330,00 hoje pode ser encontrada por R$ 290,00.

Autor: Maurício Rocha