O trabalho consiste em testar os equipamentos, instalar os programas necessários para a votação e inserir os dados dos candidatos

A Justiça Eleitoral iniciou neste sábado (24) a preparação das urnas eletrônicas para a votação de 02 de outubro. O trabalho consiste em testar os equipamentos, instalar os programas necessários para a votação e inserir os dados dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores e também dos eleitores de cada sessão.

Os servidores da Justiça Eleitoral transferem para as urnas os dados dos eleitores que votam em cada seção e dos candidatos que concorrerão no pleito. Esse procedimento, chamado de carga das urnas eletrônicas é de responsabilidade dos Tribunais Regionais Eleitorais. Em Patos de Minas, 479 urnas eletrônicas estão sendo preparadas, sendo que 430 urnas irão para as seções eleitorais e 49 são de contingência. Todo o trabalho de carga das urnas deverá ser concluído até o dia 27 de setembro.

Após abastecer as urnas com as informações dos eleitores e candidatos, os servidores da Justiça Eleitoral realizam testes nos equipamentos, verificando o funcionamento do som, impressora e teclado. Em seguida, são colocados lacres nos compartimentos das máquinas, devidamente assinados pelo Juiz Eleitoral. Após as urnas serem lacradas, ninguém pode alterar o que está nelas e essa segurança é essencial para a licitude das eleições.

As urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições municipais em Patos de Minas, Lagoa Formosa, Varjão de Minas e São Gonçalo do Abaeté estão armazenadas nas dependências do 15º BPM. A Polícia Militar vai fazer a segurança dos equipamentos até o dia da eleição, quando será montado um esquema especial para levar as urnas até as seções de votação.

O processo marca o fechamento do sistema de registro de candidaturas, que a partir de agora não pode mais ser modificado. Segundo a legislação, irão para as urnas os dados dos candidatos com os registros deferidos e também os indeferidos com recurso, pois até a decisão final do processo, estes ainda estão aptos a fazer campanha.

A eleição acontece no próximo domingo (02). Os eleitores vão as urnas escolher os novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Em Patos de Minas são três candidatos a prefeito e 211 candidatos a vereador.

Autor: Maurício Rocha