Imagem da Internet.

O Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) promoverá no dia 19 de setembro, às 20h30, no Centro de Convenções e Eventos (CCE), localizado na BR MGT354 PMS020, um concerto com a USP-Filarmônica. Com suas atividades iniciadas em fevereiro de 2011, a USP-Filarmônica é a orquestra de alunos do Departamento de Música da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto. O maestro principal, Rubens Russomanno Ricciardi e o funcionário e regente assistente, José Gustavo Julião Camargo, atuam na direção artística desde a sua fundação.

A filosofia de trabalho da USP-Filarmônica contempla a integral unidade da poíesis (a composição ou invenção musical, ofício de compositor) com a práxis (a interpretação-performance, ofício de instrumentista e cantor) com a teoria (a pesquisa em música, ofício do musicólogo), articuladas com os fundamentos de ensino, pesquisa e extensão da universidade pública.

Ao lado do repertório contemporâneo do século XXI, a USP-Filarmônica também trabalha com clássicos da literatura universal, sempre num contraponto entre tradição e inovação, apresentando compositores tanto de outros países como brasileiros, desde o período colonial até o contemporâneo. Há também uma dedicação especial aos compositores locais da Alta Mogiana, ou seja, da região nordeste do estado de São Paulo.

A USP-Filarmônica mantém duas séries mensais de concertos, quase sempre na última terça e quarta-feira de cada mês, respectivamente no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto (SP); e no Teatro Municipal, em São Carlos (SP).

O evento é aberto a toda comunidade. Para participar é necessário doar 2kg de alimentos não-perecíveis. Os pontos de troca são: Conservatório Municipal, DCE UNIPAM, Filarmonie Escola de Arte e Supermercados Bernardão. Além disso, os interessados deverão confirmar a sua presença por meio dos telefones (34)3823 0185 ou (34)3823 0317, ou ainda, pelo e-mail [email protected], até o dia 17 de setembro. Os alimentos arrecadados serão destinados para entidades beneficentes de Patos de Minas.