Os  pesquisadores aguardam apenas a chegada dos insumos para iniciar a realização dos testes.

O Campos da Universidade Federal de Viçosa já está pronto para realizar os testes de detecção do Coronavírus. A direção da UFV aguarda apenas a chegada de insumos necessários para a realização dos testes.  A expectativa inicial é que sejam realizados no Campus 30 testes por dia, liberando os resultados em até 48 horas, após o recebimento das amostras.

O Laboratório de Genética Ecológica e Evolutiva do Campus UFV-Rio Paranaíba, coordenado pelos professores Rubens Pasa, Karine Kavalco e Pedro Ivo Good God, é um dos seis laboratórios da UFV (cinco do campus Viçosa e um do campus Rio Paranaíba), entre os 19 credenciados no estado, para realizar testes para detecção do novo coronavírus (SARS-CoV-2). Os  pesquisadores aguardam apenas a chegada dos insumos para iniciar a realização dos testes.

Outra iniciativa da Campus da UFV é a confecção de máscaras de proteção (face shield) de uso individual, que estão sendo produzidas com a utilização de uma impressora 3D, seguindo  normas da ANVISA. A Comissão de Produção de Inovações Tecnológicas no Combate à Covid-19, do Departamento de Medicina e Enfermagem da UFV testou e validou o modelo que também está sendo produzido em Viçosa. Segundo a professora Raiane Machado Gomes, que coordena a iniciativa do curso de Engenharia de Produção na UFV/CRP as máscaras de proteção fabricadas serão doadas para hospitais e unidades de saúde do Alto Paranaíba. A diretoria geral do campus realizou a compra dos materiais necessários para iniciar a produção.

Além disso, o Laboratório de Química II do campus Rio Paranaíba, coordenado pelo professor Márcio Santos Soares, também trabalha na produção e embalagem de álcool 70% glicerinado. A diretoria-geral do campus apoiou a iniciativa por meio da aquisição de 300 unidades de frascos borrifadores. O produto será distribuído, gratuitamente, em locais que lidam diretamente com grupos de riscos (asilos, entidades, associações) de comprovada vulnerabilidade econômica. Em apoio às ações desenvolvidas em Rio Paranaíba, o campus Viçosa enviará  matéria prima para continuidade da produção de máscaras e álcool 70% glicerinado.

Destaca-se também a iniciativa da Empresa Júnior do curso de Nutrição do Campus Rio Paranaíba (MeNutri - Eficiência em Nutrição) que preparou três e-books para auxiliar os empresários do ramo alimentício. O material, distribuído gratuitamente no formulário online, possui orientações higiênicas condizentes com as boas práticas de produção e comercialização de gêneros alimentícios diante do cenário de pandemia.

E reforçando a parceria entre a UFV-CRP e a Rádio Paranaíba FM, a professora Débora Silva Melo, responsável pela disciplina legislação trabalhista tem se disponibilizado a esclarecer dúvidas da sociedade sobre o auxílio emergencial, instituído pela Lei n.: 13.982, que foi publicada e passou a vigorar no dia 02 de abril de 2020.

Somam-se a essas ações diversas outras como, por exemplo, a disponibilização de arquivos digitais da biblioteca e atividades culturais promovidas pela Diretoria de Extensão e Cultura e compartilhadas nas redes sociais.

A Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) está promovendo uma campanha para receber doações de pessoas jurídicas que queiram ajudar a fortalecer e ampliar o número de ações desenvolvidas pela UFV no enfrentamento à pandemia provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Para participar da campanha basta acessar o link https://doacao.funarbe.org.br/ e preencher o formulário disponível na página. Nesse formulário é possível  indicar o campus Rio Paranaíba para receber a doação.