Três escolas estaduais em Patos de Minas poderão ser administradas pelo município

Nossa reportagem conversou com o Superintendente Regional de Ensino, Carlos Coimbra, na tarde desta quarta-feira (08), e ele explicou como está a situação deste processo.

publicado em 08/07/2020, por Maurício Fernandes


A escola Professor Modesto é uma das escolas que será administradas pelo município.

Três escolas estaduais poderão ser assumidas pelo município de Patos de Minas. As escolas com o melhor desempenho nos anos iniciais poderão ser administradas pela Prefeitura Municipal. Caso aprovada a proposta, isso deve acontecer em 2021. Nossa reportagem conversou com o Superintendente Regional de Ensino, Carlos Coimbra, na tarde desta quarta-feira (08), e ele explicou como está a situação deste processo.

De acordo com Carlos Coimbra, o Governo Estadual já vem discutindo essa ideia desde o início do ano. Segundo ele, as escolas estaduais Professor Modesto, Monsenhor Fleury e Cônego Getúlio são as que estão perto de serem administradas pelo município. Entretanto, para que isso de fato aconteça, Carlos explicou que é preciso o aval da secretaria de educação e do poder público municipal. “A proposta já está na mesa do prefeito e nós temos até o final do mês para enviar uma resposta ao estado”.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Clinica Medic Imagem

Questionamos o superintendente a respeito de como isso afetaria os professores e ele disse que os profissionais concursados, ou seja, efetivados no cargo, serão remanejados. Já os que são contratados não têm a garantia de que serão recontratados. Carlos explicou ainda que, em Patos de Minas, apenas essas escolas são de primeiro ao quinto ano, as chamadas anos iniciais do Ensino Fundamental. “Na área da superintendência regional, temos três escolas aqui na cidade, uma em Presidente Olegário e uma em Rio Paranaíba. A secretaria de educação de Presidente Olegário já disse que não pretende assumir a escola estadual”.

Ao todo, as três escolas da capital do milho possuem cerca de 203 servidores e o município não é obrigado a municipalizar as instituições de ensino. Nós convidamos o Superintendente Regional de Ensino para participar do Programa Contra Ponto desta quarta-feira (08) para falarmos mais sobre esse assunto. O programa começa às 17h30. Nós também tentamos entrar em contato com a Secretária de Educação, Fabiana Ferreira dos Santos, mas não tivemos êxito.

Imagens atualizado em 08/07/2020 • 6 fotos

Autor: Maurício Fernandes Postado em 08/07/2020
Compartilhe:

35 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Valeria | 1 mês atrás

    Um absurdo. O município não consegui nem abrir um hospital campanha, e no meio desse caos querem municipalização das escolas como se isso fosse ajudar em alguma coisa. As creches e escolas municipais vivem de ajuda da sociedade com as associações pais e mestres . Porque se não nem funciona. Os professores sendo do estado e do município são muito competentes naquilo que fazem.o problema é que a prefeitura esquece que tem que ter manutenção, material o que acaba com as escolas municipais.

    1 0 Responder

  • Carlos Vaz | 1 mês atrás

    A prefeitura não tem dinheiro pra nada, ainda vai assumir as melhores escolas primárias da cidade. O que eles querem para as nossas crianças? Aquelas que têm a oportunidade de lutar contra o sistema corrupto por meio da instrução? Quem vai sofrer é o mais pobre, aquele que depende do ensino público.

    2 0 Responder

  • Pacheco | 1 mês atrás

    Escolas de excelente qualidade no ensino, o estado simplesmente quer transferir a responsabilidade para o município, falta de respeito para com os funcionários destas escolas que sempre se dedicaram para manter a qualidade de ensino nas mesmas. Eu pergunto e os funcionários como irão ficar, irão fazer o acerto com eles do tempo de trabalho? Estamos de olho, respeite os profissionais que lá trabalham a muitos anos.

    5 4 Responder

  • Joaquim | 1 mês atrás

    Tomara que isso realmente aconteça, o ensino do município e bem melhor, os professores são capacitados periodicamente, além da qualidade dos conteúdos, enquanto no Estado há muita coisa que ninguém mostra, começando pelas direções que não estão preparadas, servidores insatisfeitos e por isso não fazem um bom trabalho, por outro lado o governo do Estado que a todo tempo manda um milhão de coisas pra responder, preencher, etc. etc. com isso, o profissional acaba por gastar muito tempo com isso do que dedicar mais com a preparação das aulas ou ter tempo para outros estudos.

    3 11 Responder

    Mãe - 1 mês atrás

    Com certeza vc não deve ter filho nessa faixa etária ou não sabe nada dessas três escolas acima referidas. O ensino delas não perde em nada para as escolas particulares, os professores e demais profissionais que ali trabalham se empenham para fazer a diferença e por isso elas são citadas como melhores escolas de ensino infantil da cidade. Em contra partida temos o Jacques e o Caic, que infelizmente não podemos dizer o mesmo.

    14 1

  • SERVIÇO DE PORCO! | 1 mês atrás

    TEM PROFESSOR DA REDE ESTADUAL DANDO NÓ EM GOTEIRA, FAZENDO SERVIÇO DE PORCO! AO EM VEZ DE MANDAR AS MATÉRIAS ONLINE , COPIA LINKS DO YOUTUBE E MANDA PARA OS ALUNOS , AQUILO TÁ LA NO YOUTUBE A MAIS DE 10 ANOS , ASSIM É FÁCIL DE MAIS GANHAR O DINHEIRO DO TROXA DO GOVERNO, PURISSO QUE GASTA 3 ANOS PRA RECEBEF UM SALÁRIO MINGUANDO, NÃO TRABALHA DIREITO. SE PERGUNTAR ALGO FALA PRA OLHAR NO YOUTUBE! MUITAS CRIANÇAS ESTÃO SEM FAZER AULAS , AS MÃES DESISTIRAM AGORA SÓ RESTA CHAMAR A GLOBO....ESCOLA EDTADUAL D ..P ...B.....

    5 2 Responder

  • George | 1 mês atrás

    Bom demais! Um pais continental como o Brasil, a descentralização é o melhor caminho !

    3 5 Responder

  • Magna | 1 mês atrás

    Adoraria!pois por experiência própria, conheço tanto estadual como municipal;mas as municipais estão a frente,os estudos são bem mais eficazes, os alunos estão aprendendo mais:essas escolas são bem amparadas pelo município!além de terem bem mais assistência!pessoas sem informação deveriam procurar saber ,antes de falarem asneiras!se caso acontecer tem aí minha admiração!o q importa é o ensino, a educação;porque essas escolas municipais ,estão de parabéns, não deixam a desejar!deixando bem claro q nada haver com professores:todos ;municipal, estadual, ambos o papel é ensinar;eles são profissionais que são bem vindos em cada uma delas!

    12 8 Responder

  • ESCOLAS MUNICIPAIS NÃO TEM GREVE | 1 mês atrás

    O bom será que não terá mais greve pois ESCOLAS do Município não fazem greve . Só essas professoras do estado gostam de fazer greve

    16 13 Responder

    mãe de aluno - 1 mês atrás

    Mas tenho filho que estuda no Professor Modesto e lá também nunca aderiram a Greve. Deve ser por isso que essas 3 escolas são destaques no ensino aqui em Patos.

    7 0

    OBSERVADORA - 1 mês atrás

    Não adianta não ter greve e o ensino e ter um péssimo ensino. Vai ficar na mesma

    1 3

  • Karla | 1 mês atrás

    Vai melhorar muito se municipalizar, vai ser igual a ótimo qualidade da saúde oferecida aos patenses. Se o hospital Regional fosse passar pro município estaríamos mais ferrados que estamos hoje.

    10 6 Responder

  • Rubens | 1 mês atrás

    Não faça isto prefeito tenho um filho que está na quinta série do Cônego Getúlio, e é uma ótima escola, que conta com uma diretora que é apaixonada pelo que faz muito competente e que a várias anos da a vida pela escola e seus alunos. Se estas escolas forem para o município perderemos um ensino de muita qualidade. Não vamos deixar isto acontecer.

    22 5 Responder

    Marcia - 1 mês atrás

    Realmente, a diretora de lá é a melhor, iremos perder muito, não podemos deixar isso acontecer

    5 6

carregar mais comentários