Os estragos deixados pelo temporal desta terça-feira (03) em Patos de Minas puderam ser vistos nesta quarta-feira (04) de canto a canto da cidade. O asfalto foi arrancado em diversas ruas. E o volume pluviométrico foi mesmo muito superior do que era previsto. De acordo com a Estação Meteorológica na Comunidade de Sertãozinho choveu mais de 3 vezes o volume esperado.

De acordo com a informação fornecida pela Estação, a precipitação nesta terça-feira (03) foi de 68 milímetros em Patos de Minas, enquanto a previsão era de 20 mm, o que já não era pouco. Nesse caso, pode-se dizer que choveu 68 litros de água para cada m² ou 68 mm de altura de lâmina d’água para cada m².

E o problema pode se repetir já que a previsão é de mais chuva para os próximos dias. Com previsão de 15 mm para esta quarta-feira (04), moradores voltaram a sentir os estragos. Por volta das 13h00, na Rua São Geraldo, que ficou destruída pela forte correnteza, um grande lamaçal foi arrastado para a via que está interditada.

Na Rua dos Vilelas no bairro Rosário, os moradores voltaram a ter a casa alagada no início da tarde. Após viverem um momento de desespero durante o temporal de ontem eles acabaram registrando a casa coberta de água mais uma vez. Na Rua Mata dos Fernandes, a água mesmo em menor volume voltou a formar correnteza.

A previsão para os próximos dias também é de chuva em Patos de Minas. Na quinta-feira (05), deve chover 12 mm; na sexta-feira (06), mais 20mm; no sábado (07), outros 15 mm e, no domingo (08), mais 15 mm.

Nota da Prefeitura

"A Prefeitura Municipal de Patos de Minas vem, por meio desta nota, informar à população que todas as suas frentes estão mobilizadas no intuito de mapear os estragos causados pelo temporal que acometeu a cidade na tarde dessa terça-feira (3), realizar a limpeza de vias e a reparação desses estragos.

Muitas dúvidas foram levantadas acerca da qualidade do reperfilamento asfáltico após a intempérie à qual Patos de Minas foi submetida ontem. A Prefeitura Municipal categoricamente informa que a grande maioria dos estragos causados nas vias foi em asfaltos já antigos. É necessário ressaltar que em algumas ruas e avenidas, que receberam o reperfilamento, houve estragos, todavia os danos causados aconteceram em trechos não reperfilados. Os trechos que receberam o asfalto, em sua grande maioria, reagiram muito bem ao exorbitante volume de água que os atingiu (calculado em torno de 120mm despejados em pouquíssimo tempo). Portanto, entendemos que a aquisição da usina móvel de asfalto foi um ótimo investimento, estando dentro da expectativa quanto à qualidade do serviço.

Pedimos a todos compreensão, paciência e cooperação para que possamos juntos passar pelas adversidades que possam ser causadas pela natureza neste período de chuvas, ressaltando que estamos trabalhando ininterruptamente no sentido de prevenir possíveis sinistros e reparar os estragos causados, tentando impactar da menor forma o cotidiano do cidadão patense."