A Polícia Militar de Meio Ambiente prestou os primeiros socorros ao animal.

Um tamanduá-bandeira precisou ser resgatado após ser encontrado ferido nessa quinta-feira (12) na MG060, em São Gonçalo do Abaeté. O animal de grande porte havia sido atropelado por um veículo. Ele foi levado para uma clínica veterinária em Patos de Minas.

A Polícia Militar de Meio Ambiente resgatou o animal e o levou até o destacamento onde prestou os primeiros socorros. Após o restabelecimento, ele foi encaminhado para a clínica Bicharada, onde deve passar por uma avaliação antes de ser solto em seu habitat natural.

O Tamanduá-Bandeira é um mamífero nativo da América. Ele recebe esse nome uma vez que sua cauda tem forma de uma bandeira. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente-MMA, em várias partes do Brasil ele já foi extinto. Em Minas Gerais, ele é classificado como em situação vulnerável.

O tamanduá-bandeira é o maior das espécies dentre os tamanduás. Esses animais possuem uma função ecológica muito importante, visto que quando se alimentam de insetos espalham na terra resíduos e nutrientes, a deixando adubada.

Se alimentando basicamente de formigas e cupins, ele pode chegar a 45kg e medir 1,33m. De acordo com o MMA, o tamanduá-bandeira tem hábito terrestre e é solitário com exceção da mãe com seu filhote. Durante o período de amamentação, e da época de reprodução, podem ser formados os casais.