O Superintendente Regional de Ensino de Patos de Minas, Carlos Coimbra participou do Programa Contraponto do Patos Hoje e deu detalhes da proposta do Governo do Estado de retomar as aulas na próxima segunda-feira (18). Ele tranquilizou professores e alunos e informou que não haverá provas neste período.

Foram elaborados Planos de Estudos Tutorados (PETs), que são apostilas com orientações de estudo e plano mensal de atividades. O material foi elaborado por ano de escolaridade, considerando o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Para o Regime de Estudo não Presencial, foram estruturados três recursos que vão funcionar de maneira complementar nesse período: o Plano de Estudo Tutorado (PET); o aplicativo Conexão Escola e o programa de TV “Se Liga na Educação” que será exibido pela Rede Minas. Além disso, as redes sociais e o site da SEE também ajudarão na integração das ações. Segundo Carlos Coimbra, os professores também vão ficar à disposição dos estudantes para explicar o conteúdo e tirar dúvidas à distância.

O superintendente reconheceu que o ensino remoto não tem a mesma eficácia do ensino presencial, mas destacou que ensino remoto vai possibilitar que os alunos da rede pública estadual de Minas Gerais sejam menos afetados na evolução de seu processo formativo, preparando os estudantes para que sejam impactos o mínimo possível no momento em que as atividades presenciais forem retomadas.

Toda a estratégia para que o material chegue às famílias será organizada pelos gestores das unidades de ensino. Carlos Coimbra esclareceu que as escolas ficarão responsáveis por fazer contato com seus alunos e promover o início das atividades.