O encontro foi nesta manhã segunda-feira (16).

A Superintendência Regional de Saúde promoveu uma reunião com representante s de hospitais públicos e particulares da região na manhã desta segunda-feira (16) para definir a estrutura hospitalar que poderá ser usada em caso de uma epidemia de Covid-19. A carência de leitos, principalmente de UTI, é uma preocupação das autoridades de saúde.

Na China, um hospital com mil leitos de UTI foi construído em apenas 10 dias. Mas no Brasil outras medidas estão sendo tomadas para receber os pacientes caso ocorra uma epidemia da Covid-19. O encontro desta manhã com os representantes dos hospitais foi para saber a disponibilidade de leitos de cada um e a possibilidade de ampliação dessa estrutura.

Incluindo todos os hospitais de Patos de Minas, o número de leitos de UTI não passa de 66. Os representantes dos hospitais informaram que em caso de emergência, esse número pode ser ampliado, chegando próximo de 100. A Superintendência de Saúde também avalia a capacidade de leitos existentes na região para pacientes menos graves e que precisem de isolamento.

A rede hospitalar também deverá adotar medidas de prevenção, como reduzir o número de visitantes aos pacientes e maiores cuidados com os idosos. Além disso, se a situação se agravar, os hospitais serão orientados a suspender as cirurgias eletivas para garantir mais leitos para os pacientes infectados pelo novo Coronavírus.

Uma nova reunião será realizada na tarde desta segunda-feira (16º) com prefeitos e secretários de saúde para definir outras medidas de prevenção nas cidades da região. O Governo do Estado já suspendeu as aulas na rede pública estadual e cancelou eventos organizados pela Administração Estadual pelos próximos 30 dias.

Presente ao encontro, o médico infectologista Francisco de Assis explicou que não se trata de alarmismo. Ele disse que essas medidas são necessárias para evitar que o país sofra com uma epidemia da Covid-19 como está ocorrendo na Europa onde há colapso do serviço de saúde e centenas de pessoas já morreram.