A estrutura está pronta para ser utilizada.

Uma reportagem publicado pelo Patos Hoje nessa segunda-feira (09) revelou o impasse na instalação de 10 novos leitos de UTI no Hospital São Lucas para atender pacientes com Covid-19 na região.  A estrutura está pronta para ser utilizada, mas ainda faltam equipamentos como respiradores e monitores.

A direção do Hospital São Lucas informou que a Superintendência Regional de Saúde prometeu doar os equipamentos para a montagem dos 10 novos leitos de UTI. “A direção do Hospital São Lucas esclarece que há nove dias aconteceu uma reunião na Secretaria de Saúde de Patos de Minas com os representantes da GRS , representantes da Secretaria Municipal de Saúde , o procurador do município Jadir Souto e representantes do hospital São Lucas aonde ficou decidido que o hospital São Lucas irá credenciar 32 leitos para a clínica para pacientes covid 19 e 10 leitos de CTI para pacientes covid 19 . Os respiradores e monitores serão doados pelo estado segundo afirmação da Noemi , diretora da GRS de Patos de Minas e Juliano diretor da GRS de Unai”, informou.

A Superintendência Regional de Saúde destacou os esforço que está sendo feito para abrir novos leitos de UTI para atender pacientes de Covid-19 dos 33 municípios que compõem a região Noroeste de Saúde, mas afirma que não houve promessa de doação dos equipamentos. Segundo Noemi Portilho, o acordo foi no sentido de o Estado emprestar ou ceder os respiradores para atender a situação de emergência.
Noemi informou que o Estado de Minas tem feito esforços para adquirir os aparelhos, mas tem encontrado dificuldades. Veja a íntegra da nota encaminhada pela Superintendência de Saúde ao Patos Hoje.

“Em relação à matéria publicada na data de hoje, com o título “Impasse! Novos leitos de UTI do Hospital são Lucas para COVID-19 ainda não têm respiradores”, temos a informar que estamos fazendo várias tentativas, no sentido de ampliar a oferta de leitos de UTI, bem como de leitos clínicos, para uso exclusivo para a assistência a pacientes confirmados ou com suspeição de COVID-19, para a macrorregião Noroeste, que compreende 33 municípios do Alto Paranaíba ao Noroeste de Minas. Essas tratativas incluem a instalação de leitos novos de UTI, somente para o atendimento COVID-19, em Unaí, João Pinheiro, São Gotardo e Patos de Minas.

Os casos graves, de COVID -19, ou seja, os pacientes mais críticos, que requeiram internação em UTI, necessitam de assistência mais frequente, por essa razão, estamos tentando viabilizar a abertura de mais 10 leitos de UTI no Hospital São Lucas, conforme informado na matéria. A referida unidade hospitalar, possui a área física e camas, ficando, porém, na dependência de respiradores.

A SRS de Patos de Minas, e a GRS de Unaí, através dos diretores Noemi Portilho e José Juliano, se comprometeram a tentar junto ao nível central da Secretaria de Estado de Saúde, conseguir o empréstimo ou cessão de uso de respiradores, e assim está sendo realizado. Já enviamos solicitações às autoridades competentes, para viabilizar essa ação e fomos informados que estão tentando, pois apesar do Estado de Minas Gerias ter feito uma compra grande de respiradores, ainda não foram entregues, e a previsão é que sejam entregues de forma parcelada.

Sendo assim, esclarecemos que não houve “afirmação” de doação dos equipamentos, e sim uma tentativa de empréstimo ou cessão de uso dos mesmos, até que seja necessário”.