O idoso acabou morrendo pouco depois de dar entrada no Hospital.

O socorro a um paciente de 79 anos virou caso de Polícia nessa terça-feira (18) na cidade de Lagoa Formosa. O idoso sofreu uma parada cardíaca e precisava de atendimento de urgência. Uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde foi acionada para fazer o atendimento, mas a fisioterapeuta que estava no local prestando os primeiros socorros exigiu a presença de um médico e impediu a entrada da equipe. O idoso acabou morrendo pouco depois de dar entrada no Hospital.

A Polícia Militar foi acionada por volta de 14h30 dessa terça-feira (18). Segundo boletim de ocorrência, o paciente que estava acamada devido a uma queda da própria altura, teve uma parada cardiorrespiratória e os familiares acionaram a ambulância da Prefeitura, enquanto uma fisioterapeuta que cuidava do idoso realizava manobras de reanimação.

De acordo com o registro da Polícia Militar, a ambulância composta por socorristas foi encaminhada, mas a fisioterapeuta que realizava os primeiros socorros disse que o procedimento necessitava da presença de um médico e teria impedido a entrada dos profissionais de saúde, dizendo que elas não eram aptas a realizar o procedimento.

Em conversa com os policiais, a fisioterapeuta informou que não havia médico na ambulância, o que não poderia ocorrer em situações graves como aquela. Já as profissionais de saúde que foram até o local, informaram que a fisioterapeuta impediu que elas entrassem e interrompeu as manobras de reanimação para fazer ligação telefônica para o coordenador da equipe médica.

O impasse durou de 15 a 20 minutos. Só depois disso é que os profissionais que estavam na ambulância puderam ter acesso ao paciente, fato que coincidiu com a chegada de um médico no local. O paciente foi encaminhado para o Hospital Municipal e passou a ser atendimento também por outra médica da unidade. Momentos depois, os policiais tomaram conhecimento que o idoso faleceu.

O boletim de ocorrência foi registrado e o fato deverá ser encaminhado para investigações da Polícia Civil para saber se a morte do idoso teve relação com o impasse ocorrido na prestação dos primeiros socorros.