Imagem Ilustrativa.

A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais divulgou nesta sexta-feira (15) mais um boletim epidemiológico informando sobre os números de coronavírus no estado. Os novos números mostram que a COVID-19 chegou a 304 municípios de MG e a quantidade de mortes subiu de 139 para 146 em 24 horas.

De acordo com o informe estadual, ontem eram 3950 casos confirmados, 246 a menos que os números de hoje, 4196. O boletim ainda informa que há 2094 pacientes em acompanhamento e 1950 recuperados. O número de óbitos foi a 146 e o estado não está divulgando, desde ontem, os casos de pacientes mortos e em recuperação suspeitos.

O último boletim que divulgou os casos suspeitos, Minas Gerais tinha mais de 101.572 casos em investigação e cerca de 123 óbitos suspeitos. Um número que confirma a baixa testagem no estado e que vem sendo motivo de muita crítica por parte dos especialistas. Para se ter uma ideia, desde o início da crise, há mais de dois meses, foram feitos pelo sistema público 16.953 testes  no estado, menos de 15% do necessário para zerar a contagem.

A baixa testagem é criticada porque os administradores acabam ficando sem informações sobre a propagação do vírus, sendo assim não tendo condições de traçar estratégias para flexibilizar ou tornar mais rigorosas as ações de combate à COVID-19. O município de Patos de Minas criticou nessa quinta-feira (14) as poucas informações divulgadas pelo Estado de MG.

Segundo a Secretaria de Saúde de Patos de Minas, retirando o total de casos notificados suspeitos e acrescentando o número de casos recuperados, a base de dados do sistema estadual não oferece informações suficientes para que a Vigilância Epidemiológica entenda o cenário da doença em sua totalidade.

Em Patos de Minas, os números da Secretaria Estadual e Secretaria Municipal de Saúde se igualaram nesta sexta-feira (15). A Capital do Milho tem 19 casos confirmados e uma morte. Os 2 casos de Carmo do Paranaíba foram excluídos do boletim estadual, mas o Prefeito César Caetano acabou confirmando dois casos positivos no município nessa quinta-feira (14). Os pacientes possuem idades entre 50 e 70 anos, sendo que uma das pessoas está internada no Hospital Regional em Patos de Minas.

Os casos continuam avançando em outras cidades do Alto Paranaíba, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Patrocínio continua com 19 e uma morte;  Paracatu está com 18 e uma morte; Araxá foi a 15 casos e 1 morte; Araguari 13 casos e uma morte; Unaí foi a 18 casos; Monte Carmelo 7 casos; Vazante foi a 9 casos; São Gotardo 3 casos; Serra do Salitre 1 caso; Três Marias 1 caso; e Varjão de Minas 1 caso.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registrou nesta quinta-feira o maior número diário de casos confirmados de coronavírus no país desde o início da pandemia, com mais 13.944 infecções, o que faz com que o total atinja 202.918, com 13.994 mortes em decorrência da Covid-19, informou o Ministério da Saúde. O país notificou 844 novos óbitos nas últimas 24 horas