Sindicatos e ONG lutam contra megaleilão do pré-sal; ministro fala em rodada exitosa

A desnacionalização das reservas brasileiras de petróleo terá consequências gravíssimas para a soberania

publicado em 05/11/2019,


Integrantes de sindicatos dos petroleiros e uma ONG internacional entraram com ações na Justiça tentando barrar o megaleilão do pré-sal, marcado para quarta-feira, no Rio de Janeiro, enquanto o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou nesta terça-feira que as licitações de grandes reservas serão um sucesso.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Rota Pop

Em uma das ações populares, movida na véspera em nome do coordenador da Federação Única dos Petroleiro (FUP), José Maria Rangel, os sindicalistas contestam “os prejuízos do leilão e seus impactos ambientais”.

A ação foi ingressada no Distrito Federal contra o Ministério do Meio Ambiente, o Ibama e a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

“A desnacionalização das reservas brasileiras de petróleo terá consequências gravíssimas para a soberania, a economia dos Estados e municípios e o meio ambiente”, disse a FUP em nota.

Rangel denunciou a falta de uma avaliação correta dos impactos ambientais na Bacia de Santos.

Em outra ação popular, protocolada na Justiça Federal de São Paulo, representantes de sete sindicatos de petroleiros filiados à FUP contestam a legalidade do leilão dos excedentes da cessão onerosa.

Após uma ação popular, a Justiça Federal da 3ª Região decidiu que, antes de analisar o pedido de concessão de liminar, a União terá prazo de 72 horas para se manifestar.

Segundo a decisão, “a simples realização do leilão não acarretará prejuízo”. “Por outro lado, a suspensão do mesmo, neste momento, poderia causar dano, inclusive à própria imagem do país.”

Já a ONG internacional Arayara —que trabalha por causas de respeito à vida, com foco em temas relacionados a mudanças climáticas, combustíveis fósseis e direitos indígenas— moveu uma ação na Justiça Federal do Recife nesta terça-feira contra União e ANP pedindo a suspensão do leilão.

A Arayara pede o cancelamento das ofertas até que a União comprove recursos para custear operações de limpeza, reparações econômicas e restaurações ambientais diante do petróleo que tem atingido há mais de dois meses diversas praias do Nordeste.

A ONG também sugere, de forma alternativa, que parte da arrecadação do leilão seja reservada para custear medidas relacionadas ao desastre ambiental.

Em entrevista à Globonews nesta terça-feira, o ministro disse que as expectativas para os leilões do pré-sal são as melhores possíveis, reafirmando que o Brasil vai se tornar um dos cinco maiores produtores globais de petróleo e gás.

“Acreditamos que será exitoso”, afirmou ele.

Fonte: Reuters

Postado em 05/11/2019
Compartilhe:

3 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Riala Mafon | 1 mês, 1 semana atrás

    Passei a tarde pesquisando para saber afinal o que é cessão onerosa. Para ninguém perder tempo em pesquisar, vou explicar o desventuroso Plano dos Golpista acertados com as Petroleiras Estadunidenses. É o seguinte: O governo cede para a Petrobras simplesmente cinco bilhões de barris para a Gigante Petrobras, com a melhor tecnologia de captação de petróleo em águas profundas. Tínhamos as refinarias espalhadas pelo Brasil onde tínhamos os petróleo bruto transformado nos seus vários subprodutos. Um complexo completo de extração e refino de petróleo. Imaginem o que vale 5 bilhões de barris de petróleo se temos agora que pagar para o refino ? Valem simplesmente na conta do Gênio Paulo a quantia de 33 bilhões de dólares. Ora, o Governo do PT deixou uma Reserva em dólares de 389 bilhões de dólares sem vender o nosso patrimônio. A Petrobras usa esses 5 bilhões de barris, que logo acabam e vamos ter que importar o Petróleo totalmente de fora. Parece a História Infantil do João Felpudo. LAMENTÁVEL e nossa gente andando de lado olhando pro chão.

    2 2 Responder

    Paulo - 1 mês, 1 semana atrás

    Vc passou a tarde estudando e mesmo assim não entendeu nada?

    1 1

    Riala Mafon - 1 mês, 1 semana atrás

    Paulo-----------------------------Se vc entendeu explique melhor, aliás, explique o fracassado leilão. Acho que o fracasso se deu por causa do excesso de prestígio do Governo brasileiro.

    0 0