O Governo decidiu ampliar um pouco mais o acordo e abrir outras 34 mil vagas a partir de agosto.

Das nove escolas estaduais de Patos de Minas que tiveram as turmas de tempo integral cortadas pelo Governo do Estado, pelo menos sete voltarão a oferecer as aulas de contraturno. O anuncio foi feito nessa quarta-feira (27) pela Secretaria de Estado da Educação e atende a um acordo feito entre o governador Romeu Zema e a Assembleia Legislativa  de Minas.

Na época, como uma das contrapartidas para votar a Reforma Administrativa proposta pelo Governador Romeu Zema, os deputados exigiram que o executivo reabrisse pelo menos parte das 110 mil vagas de ensino de tempo integral que foram fechadas no início deste ano. Ficou acertado que seriam mantidas 30 mil vagas no início do ano e outras 25 mil vagas a partir de agosto.

O Governo decidiu ampliar um pouco mais o acordo e abrir, além das 30 mil criadas no início do ano, outras 34 mil vagas a partir de agosto, totalizando 64 mil vagas de escola de tempo integral. Ainda assim, muito abaixo do número de vagas cortadas no início do ano, quando o estado possuía 110 mil vagas em escolas de tempo integral.

Patos de Minas terá sete escolas beneficiadas com o Programa de Escola de Tempo Integral. A  Escola Estadual Adelaide Maciel terá 50 vagas, Já a E.E Paulo Borges,  E.E Abílio Caixeta, E.E Ilídio Caixeta, E.E. Santa Terezinha, E.E Padre Almir e E.E. Paulina Porto terão 35 vagas cada uma. Outras escolas estaduais da região também serão contempladas.

A lista inclui a E.E. Manoel Gonçalves Boaventura em Arapuá, E.E. Professor José Hugo Guimarães e E.E. Antônio Atanásio em Carmo do Paranaíba, E.E. Américo Alves em Lagamar, E.E. Coronel Cristiano em Lagamar, E.E. Farnese Maciel e E.E. Tonico Batista em Presidente Olegário, E.E. Doutor Adiron Gonçalves Boaventura em Rio Paranaíba, E.E. Antero Magalhães Aguiar em Santa Rosa da Serra, a E.E. Zico Mendonça em São Gonçalo do Abaeté, a E.E. Coronel Oscar Prados e a E.E. Padre Sinfrônio Bahia em São Gotardo, E. E. Padre José Coelho em Tiros e a E.E. João Pereira Brandão em Varjão de Minas.

Segundo a Secretaria de Educação, para a seleção das escolas que iniciarão as atividades no dia 29/7, foram considerados os seguintes critérios: ter oferecido o tempo integral no ano passado e solicitado continuidade no Plano de Atendimento para 2019; ter oferta de ao menos uma turma de educação básica; oferecer ao menos uma turma regular com no mínimo 15 alunos para os anos de início da oferta e possuir sala ociosa no contraturno para atender o modelo proposto de oferta progressiva.