O aumento foi aprovado na tarde desta quinta-feira (28). ( Foto: Ascom Câmara Municipal )

A Câmara Municipal de Patos de Minas parece não viver os mesmos problemas que afligem a Prefeitura Municipal. Após aprovar 5,5% de reajuste para os servidores do Poder Executivo, os vereadores concederam na tarde desta quinta-feira (28) um aumento de 10,67% para os servidores do legislativo. O reajuste não vai beneficiar os vereadores.

O reajuste vai beneficiar todos os 51 assessores parlamentares e também os servidores técnicos que trabalham na Câmara. De acordo com o Presidente do Legislativo, Bartolomeu Ferreira, este percentual já tinha sido prometido aos servidores e, como a despesa com pessoal está longe do limite, puderam conceder este reajuste.

“O limite da Câmara é de 70% com despesa de pessoal e atualmente a Câmara está com cerca de 51%. Este percentual equivale à inflação do último ano. Nós estamos com a folha de pagamento tranquila”, afirmou o vereador. Ele também informou que tal aumento não beneficia os vereadores.

Com relação ao aumento dos próprios salários, o vereador disse que, para se aumentar o vencimento dos vereadores, será necessário outro projeto que pode ou não existir. “Se os vereadores decidirem que não é necessário o reajuste do vencimento dos vereadores, o mesmo salário vai permanecer para o outro ano”, afirmou.

A Prefeitura Municipal parece viver outra situação financeira. Após ter prometido este mesmo reajuste de 10,67%, o Prefeito Municipal Pedro Lucas Rodrigues voltou atrás e reduziu o percentual para apenas 5,5%. Ele ainda continua pagando os servidores com 13 dias de atraso. Fornecedores também estão com pagamentos atrasados.

Autor: Farley Rocha