Publicado em 13/03/2018 por Maurício Fernandes
Compartilhe:

Servidores da Escola Abner Afonso aderem à greve e é mais uma a paralisar em Patos de Minas

A principal reivindicação é o cumprimento do piso salarial que já foi acordado e assinado, mas até o momento, não foi repassado.

A Escola Abner Afonso é a terceira escola a aderir à paralisação.

Após professores das escolas Antônio Dias Maciel -Normal-, Marcolino de Barros, Dona Guiomar de Melo e servidores técnicos da Superintendência Regional de Ensino entrarem em greve, os educadores da Escola Abner Afonso também decidiram aderir à paralisação na manhã desta terça-feira (13). Os alunos foram assistir às aulas, mas tiveram que voltar para casa. A principal reivindicação é o cumprimento do piso salarial que já foi acordado e assinado, mas até o momento, não foi repassado.

A greve abrange todo o estado. Ela foi aprovada em assembleia pelo Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação de Minas Gerais- SIND-UTE na última quinta-feira (08). Em Patos de Minas, a Escola Abner Afonso é a quarta escola a aderir à paralisação. No entanto, a paralisação não acontece nos 3 turnos. Na parte da tarde, a escola está funcionando normalmente. Na parte da manhã os alunos tiveram que retornar às suas casas. O período noturno da escola também será paralisado.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Medic Imagem

A equipe de reportagem do Patos Hoje foi até a escola, mas a direção preferiu não se pronunciar. Os coordenadores do movimento defendem que é preciso ter um olhar mais atendo para a educação. Um setor que atende grande parte da população, mas possui profissionais desvalorizados que recebem, na maioria, muito abaixo dos vencimentos dos mais diversos setores públicos.

Na Escola Marcolino de Barros, a greve está funcionando parcialmente. Alguns professores aderiram à greve e outros não, porém os três turnos: manhã, tarde e noite estão tendo aulas. Na Escola Antônio Dias Maciel - Normal, o período noturno está funcionando normalmente. Já, as aulas no período da manhã estão suspensas e, na parte da tarde, apenas duas turmas estão tendo aulas. Na Escola Estadual Dona Guiomar de Melo, as aulas estão totalmente paralisadas. Todos os três turnos estão em greve.

A greve se estende por todo o estado, segundo o SIND-UTE, em Uberlândia e Uberaba, por exemplo, 106 escolas estão paralisadas. O Sindicato marcou para quinta-feira (15), no Pátio da ALMG em Belo Horizonte, uma nova assembleia estadual para deliberar sobre os rumos do movimento.  Veja algumas das reivindicações aprovadas na Assembleia estadual de quinta-feira (08) em Belo Horizonte:

- acordo do Piso Salarial não cumprido e correndo inclusive o risco de perdermos esse direito (MG é o único Estado que não está pagando o piso para todas as carreiras da Educação!);

- salários atrasados e parcelados todos os meses;

- progressões e promoções atrasadas,

- 13° dos barnabés (R$ 900,00, nos casos mais dramáticos) parcelado em 4 vezes, enquanto o dos marajás (R$ 30.000,00 ou mais) foi dividido em apenas duas vezes;

- Acordo específico que pôs fim à greve das SRE's e Órgão Central da SEE/MG não teve nem uma vírgula cumprida;

- verbas dos empréstimos consignados não estão sendo repassadas para as instituições financeiras, levando o nome de servidores para o SPC;

- Vários hospitais e clínicas cancelando o atendimento pelo IPSEMG por falta de pagamento por parte do Estado.

Autor: Maurício Fernandes Postado em 13/03/2018
Compartilhe:

49 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • geraldo do esperança | 6 meses, 2 semanas atrás

    Como dizia o finado governador Helio Garcia.... " os professores nao ganham mal, sao apenas mal casados". Criem vergonha e voltem a trabalhar.

    3 1 Responder

  • Úrsula Souza Carvalho | 6 meses, 2 semanas atrás

    Quem falou isso nesta reportagem, foi a mesma pessoa que deu entrevista naquela posterior à greve. Lá cita o nome da Celma, então nesta não foi diferente. É uma desinformada que quer aproveitar o movimento pra se promover. Se não sabe nem o que está se passando na situação real do estado, quer fazer quem de bobo? Acorda Celma!

    4 0 Responder

  • Tony Soprano | 6 meses, 2 semanas atrás

    Brasileiro médio diz: "Professores são pouco valorizados, deveriam receber salários iguais dos deputados". -Professores ganham mal e fazem greves por melhores salários. Brasileiro médio diz: "Bando de vagabundos comunistas. Petralhas. Vão pra cuba". Povo loco.

    1 1 Responder

    Loco é Lula - 6 meses, 2 semanas atrás

    Ou não?

    1 0

  • Lulu | 6 meses, 2 semanas atrás

    Existem equívocos na fala de quem deu essa entrevista, o quadro de greve mencionado não é real . Quando diz que Minas Gerais é único Estado que não paga o piso para todos os servidores da educação, isso não é verdade! Este é o único estado que está comprometido no acordo em pagar o piso salarial para todos os servidores da educação de Minas Gerais das oito carreiras para 24 horas.

    3 0 Responder

  • mãe de aluno que apoia professores | 6 meses, 2 semanas atrás

    Gostaria de dizer a alguns desprovidos de algo que a ciência chama de inteligencia que , o BRASIL desde a época da implantação da republica nunca levou a sério o ensino . E com toda esta falta de seriedade com o ensino , se produziu idiotas que são sim obras da burrice . Gostaria de dizer que para um país se tornar uma nação de primeiro mundo , tem que se investir em ensino . NO BRASIL se passa a impressão que as pessoas se tornaram tão imbecis que quando alguém se destaca ou luta por uma causa , como é o caso desta greve , tem analfabetos que não querem a evolução dos outros e sim que todos fiquem burros como eles e saem falando um monte de imbecilidades.Uma classe de trabalhador quando luta pelo bem de todos como é o caso , tem que ter apoio de todos pois , foram os professores quem lutaram contra a tal reforma de previdência. Tem alguns desprovidos de inteligencia que estão falando um monte de coisas abestadas , que faz com que nós que temos um pouco de raciocínio sinta nojo e vergonha das pessoas que vivem na mesma época . Muitas das pessoas que criticam devem terem sido vermes que ião pras escolas somente para atentar pois , deviam serem muito sem condição de aprender algo e, por isto querem que todos fiquem como elas (burros ,analfabetos , idiotas .). Para um professor é muito triste ver um monte de senis falando estas idiotices.Professores vocês tem sim meu apoio e, a luta de vocês tem sim que ser desta forma e, não deem papo para o que idiotas sem formação estão falando . Que os idiotas ao invés de morrerem de inveja ,procurem se instruírem e fazer algo que realmente vala a pena .Para quem a carapuça serviu pode começar a falação de imbecis e idiotas .

    3 4 Responder

    Roma - 6 meses, 2 semanas atrás

    Apoio a greve, porém, seu textão cheio de erros, não.

    2 2

    Molusco - 6 meses, 2 semanas atrás

    Voce esta elogiando o meus eleitores

    4 1

    Engana-se - 6 meses, 2 semanas atrás

    Os mais velhos se lembram ,o ensino público era tão bom que.Quem estudava em escola particular era porque não teve capacidade de estudar na Pública. Não sei sua idade ,mas o que falei a a pura realidade. Não da pra acreditar mas veja onde fomos parar.

    4 0

    Capistrano de Abreu - 6 meses, 2 semanas atrás

    Portanto quando se refere desde a República,é uma informação equivocada. Brasil era um país descente ...hospitais e escolas sempre funcionaram bem. A prova é que não existia plano de saúde etc etc . Estude mais de dom Pedro ll para cá e não ofenda os outros.

    5 0

    mãe de aluno que apoia professores - 6 meses, 2 semanas atrás

    Foi o que eu disse . para aqueles que a carapuça servir podem falar .Capistrano , quem tem que estudar é tu pois ,nesta época que tu citou as pessoa não tinham nem saúde e nem estudo e viviam como animais.ENGANA-SE quem esta enganado e muito é tu , quem estudava em escolas particulares , eram ricos e poderosos e minha idade nada tem haver com o que eu sei .MOLUSCO tu é a prova mais clara do que eu falei sobre os idiotas .ROMA se não tem estudo suficiente para entender um simples texto e usa a desculpa de que este texto esta cheio de erros , lhe aconselho a voltar pra escola .foi o que eu disse , idiotas dando palpites em coisas que não entendem ...

    1 4

    Carlão - 6 meses, 2 semanas atrás

    Engana-se foi muito convincente e sua colocação, pura realidade. Parabéns!

    3 0

    P mamae do Capistrano - 6 meses, 2 semanas atrás

    Eu não falei da época etc voce que falou.Voce falou como se fosse desde lá( e não foi) Eu estudei na década de 70 no colégio pedro II,colégio PADRÂO em ensino.( Colégio público) Eu falei pra voce estudar apenas nada mais. Eu tive nos anos 50 , 60 educação e saúde de 1 mundo. Os grandes homens pensadores estudaram todos em escola pública. por isso hoje essa pobreza de intelectualidade ,mesmo estudando em escola particular. Ufa....cansei.Mas fique com sua opinião que fico com a minha. Mas voce ofende seus irmãos brasileiros

    2 0

  • Ponto chic | 6 meses, 2 semanas atrás

    Essa diretora do sind ute de PATOS de minas . So sabe falar de greve . Não passa de uma petista comunista. Deveria ir procurar um trabalho

    4 3 Responder

    Geraldo do Esperança - 6 meses, 2 semanas atrás

    Vão criar vergonha na cara. Essa greve deveria ser considerada ilegal. Esses professores reclamam de barriga cheia. Votem no PT novamente. Incompetentes.

    2 1

  • Verdadeiro | 6 meses, 2 semanas atrás

    Esse que se identifica como "na real" não sabe de nada. Além de escrever mal escreve tudo errado. É impressionante como a maioria da população de cidade do interior é alienada, ignorante e chucra, meu Deus do céu, depois dizem que a culpa é só dos governantes, mas olha o nível de eleitorado que temos. "na real", caia na real e deixe de ser idiota, vc, esse tal e "Wander", "Marcos Ferreira x-9" e por aí vai. Vocês e mais alguns são um bando de ignorantes, não sabem nem expor uma idéia, tão pouco, avaliar às necessidades de uma categoria específica de trabalhadores, no caso, os desvalorizados professores. Vocês não percebem que o país não presta porque existem pessoas que pensam e agem igual a vocês, sem cultura, sem educação. alienados em todos os sentidos. Tenham vergonha de serem tão estúpidos e calem a boca. Bando de trouxas sem educação. Enquanto não tivermos educação de qualidade, e fazer minguar esse tipo de pessoas citada acima, jamais teremos um país melhor. Nos países de primeiro mundo, a educação vem em primeiro lugar, por tal motivo precípuo é que são desenvolvidos. Vendo tantos comentários infelizes desvalorizando mais ainda nossos educadores, da tristeza imaginar que nasci e fui criado em Patos de Minas, mas, felizmente, não resido mais...

    6 3 Responder

  • Wander | 6 meses, 2 semanas atrás

    Não é justo vocês precionarem o governo do PT. Os sindicatos doutrinaram mais de 95% de vocês. Pimentel foi eleito graças aos servidores públicos que se diz "Partido dos Trabalhadores". Esse tal desde que foi prefeito em BH que está com o nome envolvido em falcatruas. Mas o povo gosta é de bandido.

    4 1 Responder

  • Wander | 6 meses, 2 semanas atrás

    Não é lícito os alunos ficarem prejudicados. Aquele que não está satisfeito com seus ganhos mudem de profissão. Todos sabem que o estado está falido e que o governo é corrupto

    3 7 Responder

  • Marcela | 6 meses, 2 semanas atrás

    Rui Barbosa Verdade! É só arrumar outro emprego, eles apenas quis garantir o emprego e não o salário agora fica ai chorando. E a maioria dos alunos não dá valor em professor , fala mal briga bate. Acho que a melhor coisa para eles é dar aulas particular em casa , eu mesma já canssei de procurar um professor particular ninguém pode , não tem tempo! ????

    5 7 Responder

carregar mais comentários