Servidor estadual terá mais prazo para o pagamento do IPVA 2018

Benefício é válido para aqueles servidores que tiveram o pagamento do 13º salário relativo ao exercício de 2017 escalonado em duas ou quatro parcelas

publicado em 02/01/2018,


Servidor estadual terá mais prazo para o pagamento do IPVA 2018

O Governo de Minas Gerais concedeu mais tempo ao funcionalismo público para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente a 2018. A medida, divulgada na última edição do Diário Oficial Minas Gerais de 2017, é um benefício estendido aos servidores estaduais, em razão da necessidade do escalonamento do 13º salário, imposta pelas dificuldades financeiras enfrentadas pelo Estado.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––

Estão contemplados neste caso os contribuintes que tiveram o pagamento do 13º salário relativo ao exercício de 2017 escalonado em duas ou quatro parcelas: servidor público militar ou civil, ativo ou inativo, da administração direta, autarquias e fundações do Poder Executivo do Estado, pensionista especial, pensionista do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) – ou pensionista do Instituto de Previdência dos Servidores Militares de Minas Gerais (IPSM).

A publicação observa que a medida se aplica apenas aos veículos automotores registrados no Detran-MG em nome dos próprios servidores ou pensionistas, com o mesmo número de CPF.

Além disso, segundo esclarecimento da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), não será necessário fazer qualquer requerimento para obter a condição especial, pois os dados cadastrais da folha de pagamento do Estado serão cruzados e sincronizados com os dados do Detran-MG.

Datas

Para a parte do funcionalismo público estadual que teve o pagamento do 13º salário dividido em duas parcelas (26/12/2017 e 19/01/2018), o vencimento da cota única do IPVA, com desconto de 3%, ou da primeira parcela do imposto será 31 de janeiro de 2018. Nesta data também deverá ser quitado o Seguro Dpvat.

Quem optar por parcelar o IPVA deverá pagar a segunda e a terceira parcela nas datas relativas ao final de placa do seu veículo, conforme a escala já divulgada e válida para todos os contribuintes do Estado de Minas Gerais.

Já os servidores e pensionistas que tiveram o pagamento do benefício de fim de ano escalonado em quatro parcelas (19/01, 19/02, 19/03 e 19/04/2018), poderão quitar o IPVA e o Seguro Dpvat no dia 19 de abril de 2018. Porém, neste caso, o pagamento deverá ser em cota única, com o desconto de 3%. Não há a opção de parcelamento do imposto. Nesta data, também deverá ser pago o Seguro Dpvat.

Taxa de Licenciamento

O vencimento da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV) não foi alterado. Será no dia 2 de abril para todos os contribuintes do Estado de Minas Gerais.

Formas de pagamento

Os servidores e pensionistas que se enquadram nos critérios do decreto poderão fazer o pagamento do IPVA e do Seguro Dpvat normalmente, até as novas datas-limites estabelecidas (31 de janeiro ou 19 de abril de 2018, conforme o caso), nos agentes arrecadadores credenciados ou no internet banking, apresentando apenas o número do Renavam do veículo, pois as bases de dados estarão sincronizadas.

Se o servidor/pensionista optar por pagar os tributos nas datas estabelecidas na escala de vencimentos do IPVA já divulgada, não haverá problema. No entanto, a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) recomenda a quem quiser pagar o débito fora da escala convencional, porém antes das novas datas estabelecidas no decreto, ficar atento à cobrança de multa e juros – isso pode ocorrer se os dados cadastrais do servidor/pensionista ainda não tiverem sido alterados. Caso haja incidência de multa ou juros, deve-se deixar para pagar no dia 31 de janeiro ou 19 de abril, conforme os critérios do decreto.

Fonte: Agência Minas

Postado em 02/01/2018
Compartilhe:

29 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Wander | 1 ano, 5 meses atrás

    E tem muitas empresas privada que só pagaram uma parcela do 13º e tem tantas que não deram conta de pagar nada estão iguais ou pior que o estado de Minas = FALIDO e com uma administração péssima. Parcelar IPVA é ato populista e só vai gerar insatisfação. E acredito que é incostitucional

    5 0 Responder

  • Wander | 1 ano, 5 meses atrás

    Muito estranho isso. Funcionário público já ganha o dobro, o triplo... que quem trabalha na iniciativa privada e ainda vão ter essa regalia. ABSURDO. Se parcelou o pagamento é porque o estado está falido e os caras ganham muito.

    6 2 Responder

    Real - 1 ano, 5 meses atrás

    É vc estudar e ter a competência de conseguir passar em algum concurso público. Se não tem essa capacidade lamento, vai chorar em vão kkkkk

    5 3

  • SIMPLES | 1 ano, 5 meses atrás

    Quem não é funcionário publico, ou qualquer outra pessoa, não precisa pagar o IPVA no vencimento não ! Os impostos só são cobrados lá para o mês de setembro, então galera relaxa, ainda mais com essas ruas com vários buracos, pagar IPVA agora para que, vamos usar o dinheiro do IPVA para arrumar as rodas amassadas, pneus estourados, e no fim do ano, ainda teremos direito de parcelar em várias vezes o IPVA atrasado.....

    5 0 Responder

  • Setembro | 1 ano, 5 meses atrás

    Sempre andei em dia com meus compromissos, sempre a vida inteira, mas de uns anos para cá passei a ver que não vale a pena não.......se o cara não paga seu IPVA em dia, no fim do ano, ele tem descontos e até um parcelamento incrível para quitar a dívida, ou seja, não compensa andar em dia aqui nesse lixo de Brasil, porque o incentivo de um belo desconto não é nas datas corretas, e sim se o cara ficar o ano inteiro sem pagar! A vou te falar viu......só vou pagar os meus IPVA´s em setembro de 2018. No Brasil o correto e ser errado.... :rage:

    5 0 Responder

  • Curto e Grosso | 1 ano, 5 meses atrás

    Acabei de denunciar no site do MPMG. Isso é um absurdo. Sou funcionário de empresa privada e estou passando pelo mesmo problema e o meu direito já que somos iguais conforme a constituição.

    7 2 Responder

    exatamente - 1 ano, 5 meses atrás

    Os direitos são absolutamente iguais para todos ou para ninguem.

    5 1

    CONCORDO - 1 ano, 5 meses atrás

    SOMOS IGUAIS......

    5 1

    Real - 1 ano, 5 meses atrás

    Kkkk vai perder seu tempo, quer enganar a você ? Funcionários públicos tem na haver com a rede privada, vc quer igualar o inigualável kkkkk

    3 5

  • Jacqueline Silva Batista Pereira | 1 ano, 5 meses atrás

    Marina De Cassia Soares Cassia olha aí

    2 2 Responder

  • NÃO CONCORDO | 1 ano, 5 meses atrás

    O MELHOR SERIA O GOVERNO DE MINAS PAGAR OS SALÁRIOS DOS SERVIDORES EM DIA. ASSIM NÃO PRECISARIA USAR ESSES ARTIFÍCIOS . : :fork_and_knife::

    15 1 Responder

  • Humberto Pacau | 1 ano, 5 meses atrás

    O Estado assinando atestado de incompetência e mal pagador.

    13 1 Responder

  • FILOSOFO | 1 ano, 5 meses atrás

    Isso é totalmente inconstitucional, além de ser um ato populista. Isso é o PT tentando se reeleger a qualquer preço.

    7 3 Responder

    K-olho - 1 ano, 5 meses atrás

    Eva come a maçã e Adão, apaixonado, culpa na serpente...!!!

    1 6

    Maça não - 1 ano, 5 meses atrás

    Nós fornece apenas Mortadela K OLHO. nada de maça,o povo adora uma mortadela

    1 1

    APP - 1 ano, 5 meses atrás

    Pagar salários com atraso é constitucional?

    2 1

  • Liliane X Marcos | 1 ano, 5 meses atrás

    Sabrina Rocha olha aí

    2 1 Responder

carregar mais comentários