Arqueologia é a ciência que estuda vestígios da presença humana com o objetivo de compreender as mudanças que ocorrem nas sociedades humanas. Os vestígios arqueológicos são os objetos materiais identificados em sítios arqueológicos, que são basicamente, os locais em que houve alguma ocupação humana no passado. Dentre os vestígios mais conhecidos, destacam-se os artefatos feitos em pedra e cerâmica, as pinturas rupestres e alguns esqueletos.

Desde 1986, através da Resolução CONAMA nº 01/1986, a realização de estudos arqueológicos passou a ser obrigatória em Estudos de Impacto Ambiental – EIA e, conforme a importância dos sítios identificados, o arqueólogo deve, junto ao empreendedor, implantar medidas de conservação ou, até mesmo, repensar o projeto do empreendimento.

Em Patos de Minas, a Água e Terra Planejamento Ambiental possui uma equipe especializada na realização de pesquisas arqueológicas que presta serviços para todo o país.

Recentemente, as arqueólogas Aline Gonçalves e Alessandra Fontes identificaram, no sítio arqueológico da Fazenda Barreirão, em Lagoa Grande/MG, peças usadas por civilizações que viveram na região, há cerca de 8 mil anos. As peças encontradas foram levadas para o Museu da cidade de Patos de Minas e ficarão disponíveis para a visitação do público.

Ao completar 18 anos, a Água e Terra Planejamento Ambiental se orgulha do serviço prestado à sociedade, uma vez que os sítios arqueológicos guardam elementos e informações de populações antigas e ajudam a explicar como ocorreu a evolução da humanidade com o passar dos séculos.

Em todos estes anos, já foram executados estudos arqueológicos em 860 km de linhas de transmissão; 1398 km² destinados à implantação de usinas hidrelétricas; 95.331 hectares de propriedades rurais; além de 6981 hectares em indústrias e áreas de mineração. Durante esse trabalho, já foram resgatados 44 sítios históricos e 55 sítios pré-históricos.

Para saber mais sobre o serviço de arqueologia prestado pela Água e Terra Planejamento, o endereço é Avenida Padre Almir Neves de Medeiros, 650 - Sobradinho, Patos de Minas -telefone (34) 3818-8440.

Informe Publicitário