Uma serpente com cerca de 1 metro foi capturada na tarde desta quarta-feira (18) no quintal de uma residência em Patos de Minas. A cobra parecia bem calma, mas deixou bastante assustada a moradora que estava sozinha no imóvel quando foi surpreendida pelo animal. Ela foi capturada pelo Corpo de Bombeiros sem ferimentos.

A moradora da Rua Pernambuco, no Bairro Santa Luzia, disse que a cobra estava próximo à porta da cozinha quando foi vista. Apavorada, ela ligou para o irmão que acionou o Corpo de Bombeiros. Quando os bombeiros chegaram, a serpente estava no quintal, próximo à parede. Sem oferecer riscos, ela foi capturada para ser levada para seu habitat natural.

A moradora não sabe como ela pode ter entrado no imóvel. Segundo o Sargento Wanderson, movimentações na fauna e na flora podem fazer com que as serpentes saiam à procura de alimento e cheguem até os domicílios. A cobra será levada para uma reserva existente entre Patos de Minas e Presidente Olegário.

A cobra foi identificada como sendo uma jiboia arco-íris do cerrado que é uma espécie bem mais rara do que a Jiboia comum. Segundo especialistas, o nome é devido à característica dela de refletir as cores do arco-íris, furta cor, quando exposta a raios solares ou uma iluminação mais intensa. Ela também conhecida como Salamanta ou Jiboia vermelha.

Elas não são peçonhentas, possuem dentição áglifa, ou seja, não apresentam presas inoculadoras. Algumas pessoas acreditavam ser uma espécie mais agressiva, mas na realidade é uma das espécies mais dóceis e de fácil manejo. Muito indicada como animal de estimação, principalmente para iniciantes, é um excelente pet.