Sérgio Piau - Proprietário do Hospital São Lucas em Patos de Minas.

O empresário e político Ruy Muniz, que arrendou o Hospital São Lucas e que enfrenta uma ação na Justiça para devolver a estrutura aos antigos donos, concedeu uma entrevista coletiva esta semana para explicar denúncias que foram feitas contra a sua gestão à frente da unidade. Ele falou de investimentos, disse que todas as dívidas do hospital estão pagas e que todos os problemas foram resolvidos. Mas o médico Sérgio Piau, que é dono do Hospital e que tenta na Justiça receber a estrutura de volta, afirma que Ruy Muniz mentiu em diversos pontos da entrevista.

Ruy Muniz disse que os salários dos funcionários foram pagos e estão em dia, inclusive o vale transporte e vale alimentação. Sérgio disse que os trabalhadores ainda estão sem receber parte do 13º salário. O Patos Hoje apurou que até esta terça-feira (12), os funcionários continuavam sem receber o vale alimentação. Com relação aos credores, que Ruy Muniz afirma estar em dia, Sérgio Piau diz que o Hospital deve a cidade inteira.

Segundo Sérgio Piau, a administração de Ruy Muniz deixou de pagar fornecedores essenciais para o funcionamento do Hospital, como a padaria, a lavanderia e até o posto de combustível que fornece óleo diesel para o gerador de energia. O telefone do Hospital São Lucas foi cortado por falta de pagamento, segundo ele. Sérgio afirma ainda que médicos estão sem receber e funcionários que foram demitidos não receberam o acerto.

Ruy Muniz disse que Faculdade Patos de Minas – FPM – que prestava os serviços de laboratório – saiu da unidade em comum acordo. Sérgio disse que a Faculdade deixou de prestar o serviço porque ficou sem receber há mais de um ano. A Clínica Oncológica, que faz os atendimentos dos pacientes com câncer também reclamam de falta de pagamento.

Ruy Muniz disse que solucionou o problema da UTI Neonatal rapidamente. Segundo Sérgio Piau, ele não explicou, no entanto, que o Ministério Público teve que intervir e equipamentos tiveram que ser tomados emprestados em hospitais da cidade para não deixar desamparadas cinco crianças que nasceram com risco de morte. Os problemas da Hemodiálise só foram resolvidos segundo o médico após protestos. Sem receber, o técnico que fazia o reparo nas máquinas interrompeu o serviço e várias máquinas ficaram paradas.

Com relação aos investimentos, que Ruy Muniz diz ter feito da ordem de R$ 10 milhões, Sérgio Piau disse que os móveis novos que chegaram ao hospital não custam mais do que R$ 100 mil. Além disso, a construção que Ruy diz ter feito para abrigar os tratamentos de doenças do coração, estão paradas, segundo Sérgio, porque a empresa que fazia o serviço não recebeu.

Este mês, a Justiça concedeu liminar obrigando Ruy Muniz a devolver o Hospital São Lucas aos antigos donos, mas o empresário conseguiu reverter a decisão e voltou a administrar a unidade hospitalar. Muniz disse que vai comprar o hospital. Sérgio Piau admite que vende, mas afirma que somente com garantia de pagamento, que não seja a palavra de Ruy Muniz.