Médio e empresário Sérgio Piau.

Os cerca de 30 leitos de UTIs adulto e 20 leitos de UTIs neonatal do Hospital São Lucas podem ser fechados. A afirmativa é do médio e empresário Sérgio Piau que é o proprietário e administrador a unidade hospitalar. Ele afirma que é impossível manter os atendimentos sendo remunerado pela tabela do SUS que não é reajustada há cerca de 20 anos e cobra mais recursos por parte da Administração Municipal.

Na tarde dessa segunda-feira (04) a reportagem do Patos Hoje foi até o Hospital São Lucas questionar o médico Sérgio Piau sobre a situação da unidade hospitalar. Ele disse que o hospital continua funcionando, mas argumentou que a continuidade dos atendimentos depende de um suporte financeiro do município. Uma reunião foi marcada com o prefeito e membros do conselho municipal de saúde para definir o futuro do hospital.

Desde que reassumiu a administração do Hospital São Lucas, Sérgio Piau enfrenta problemas, inclusive com a saída de profissionais.   “Nós demitimos jardineiros porque aqui no hospital não tem jardim, demitimos também um profissional de hotelaria dentre outros”. De acordo com o médico, o Hospital São Lucas trabalha hoje com 150 leitos entre hemodiálise, UTI, neonatal.

Na entrevista, Sérgio Piau disse que o Hospital São Lucas só irá continuar funcionando normalmente se a prefeitura garantir um suporte e também se a tabela de repasse do SUS for corrigida. “Tem 20 anos que não há aumento na tabela do SUS. Onde eu vou conseguir médico para fazer uma cirurgia e ganhar menos de R$80,00? É impossível”. Sérgio disse ainda que, se não houver um suporte do município, apenas a hemodiálise irá funcionar.

“Se houver esse suporte nós vamos continuar oferecendo uma medicina humanizada e de qualidade. Eu não vou brincar de fazer medicina. Se não houver o suporte eu fecho as UTIs e os CTIs e fico apenas com a hemodiálise por enquanto”, afirmou Sérgio Piau.

Se a ameaça for cumprida, o município pode ter dificuldades para atender a população, principalmente a mais carente. O Hospital São Lucas é o único a fazer atendimentos pelo SUS em Patos de Minas. O Patos Hoje também vai ouvir a Administração Municipal sobre o assunto e uma nova reportagem será publica.