Sérgio é Engenheiro Florestal e Érika é bióloga.

Os entrevistados da semana no Jornal da Manhã Patos da Joven Pan foram os empresários Sérgio Vita e Érika Vita. O casal falou sobre o dia da água e ressaltaram o trabalho feito pelo Laboratório Água e Terra que hoje completa 18 anos em Patos de Minas. O dia mundial da água é celebrado no dia 22 de Março e foi estipulado pela ONU em 1993. Sérgio é Engenheiro Florestal e Érika é bióloga, segundo eles, o dia mundial da água serve de muita conscientização quanto à preservação do maior bem do planeta.

Em conversa com os repórteres Edilson e Cintia Guimarães, o casal de empresários comemorou o sucesso do Laboratório Água e Terra e falou do quanto é preciso ter uma maior reflexão sobre os temas envolvendo a água como por exemplo os recursos hídricos. “No lugar da comemoração, essa data exige uma reflexão, e essa reflexão irá fazer com que nós analisemos todos os temas envolvendo a busca de ações efetivas para melhorar a qualidade e a quantidade de água”, disse Sérgio Vita.

De acordo com Érika, a qualidade da água hoje é bastante questionável. “Precisamos fazer um monitoramento contínuo da água para saber como está a qualidade. O que está acabando não é a água, mas sim a água com qualidade”. Segundo ela, o monitoramento pode ser feito de 15 em 15 dias dependendo de sua destinação. O laboratório Água e Terra adquiriu recentemente o selo do IMA e agora consegue realizar o monitoramento de água e fazer as análises de materiais de consumo animal em toda a região.

Sérgio disse ainda que o rompimento da barragem de Brumadinho é o maior desastre ambiental e humano da história do Brasil e ressaltou que a natureza já havia mandado avisos como o desastre de Mariana entre outros. Segundo ele, houve uma mudança na legislação que permite a construção de barragens mais seguras. “Não existem barragens preocupantes na nossa região, todas já foram analisadas e não correm risco de rupturas, mas é preciso sempre ficar atento e fazer com frequência um laudo de estabilidade para evitar problemas futuros”.