Lázara Maria de Souza sofreu um traumatismo craniano.

Uma senhora de 74 anos que veio de Lagoa Grande para realizar tratamento em um hospital de Patos de Minas acabou falecendo nesta sexta-feira (28). Lázara Maria de Souza sofreu um traumatismo craniano após cair da cama na unidade de saúde. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal e depois liberado para os familiares.

A paciente foi internada no Hospital São Lucas no último sábado (22). Ela estava com pedra na bexiga e com anemia crônica, precisando receber a transfusão de uma bolsa de sangue, por isso foi internada na UTI. Sérgio Galvão, que se considera neto da paciente, entrou em contato com o Patos Hoje e relatou o que os familiares entendem ser um caso de negligência médica.

Ele disse que a filha Simone Souza visitou Dona Lázara na terça-feira (25) e ela estava lúcida, conversando e praticamente pronta para ir para o quarto. “A queda no leito aconteceu na terça-feira à noite, por volta das 20h00”, afirmou Simone. Os profissionais estavam dando banho em outras pacientes quando aconteceu o acidente.

Na quarta-feira (26), os familiares já a encontraram inconsciente. De acordo com a ocorrência policial, os familiares vendo a situação chegaram a tentar levá-la para um hospital particular, mas não conseguiram a liberação, tendo sido colocados vários empecilhos para isso. “Minha mãe havia reclamado que não lhe deram água”, contou.

A direção do hospital e o médico responsável relataram que, com a queda, ela sofreu um galo na nuca, escoriações e dilacerações nos braços, mas dialogava normalmente. Eles então fizeram um pedido de vaga pelo SUS Fácil para transferência da paciente para o Hospital Regional para mais exames e relataram toda a preocupação. O quadro dela piorou em seguida e ela acabou falecendo.

Segundo a ocorrência policial solicitada pelos familiares, o administrador do hospital e o médico intensivista responsável pela manutenção da UTI explicaram para os familiares que se Dona Lázara fosse para um hospital particular teriam que lhe dar alta médica, porque o sistema do SUS não permite o retorno em seguida.

Com relação à questão da falta de oferecimento de água, eles relataram que isso pode acontecer devido à dieta do paciente. Eles também citaram que, com a falta de funcionários e de aparelhos no Hospital São Lucas, têm ficado cada dia mais difícil administrar todos os problemas. A perícia técnica da Polícia Civil foi até o local para analisar o que de fato aconteceu. O corpo foi encaminhado para o IML e verificada a morte pelo traumatismo craniano. O sepultamento deve acontecer na manhã deste sábado (28) no Cemitério de Lagoa Grande.