O fenômeno semelhante a um anel de luz em torno do sol é belo como o arco-íris, mas não tão comum.

Os fenômenos naturais costumam passar despercebidos pela maioria. Isso não aconteceu com o pedreiro patense Adão José Olímpio. Na manhã desta terça-feira (20), ele apanhou o celular e registrou um belíssimo Halo Solar nos céus da Capital do Milho. O fenômeno semelhante a um anel de luz em torno do sol é belo como o arco-íris, mas não tão comum.

O Halo Solar foi registrado por volta das 11h00 do Bairro Valparaíso. “É preciso publicar isso. Poucas pessoas percebem esta beleza”, exclamou. O anel de luz multicor em torno do sol chamou mais a atenção porque, da forma com que ele aconteceu, não é pouco comum e poucos dos moradores de Patos de Minas sabiam de sua existência.

O Patos Hoje entrou em contato com o astrônomo amador, Gilberto de Melo Dumont, e ele explicou o que é o Halo Solar. De acordo com o estudioso, o fenômeno consiste em um anel de luz que rodeia algum corpo celeste, como o sol ou também a lua. Ele se forma a cerca de 5 a 10 quilômetros na troposfera superior, causado por nuvens tipo Cirrostratus.

Conforme o relato, a luz é refletida e refratada pelos cristais de gelo e pode dividir-se em cores por causa da dispersão, semelhante ao arco-íris. Explicando melhor, é um fenômeno natural que ocorre quando existem cristais de gelo na atmosfera e a luz do sol os atravessa.  Mais do que conhecer este belo fenômeno, o fato serve como reflexão sobre a grandeza do universo e todas as belezas que ele nos proporciona. Um pouco mais de atenção para se fugir dos automatismos, pode-se perceber cada dia um novo espetáculo.