Semed se prepara para eventual retomada das aulas e confecciona máscaras para alunos

Secretaria Municipal de Educação vem se preparando para equipar as instituições de ensino, tornando-as aptas a receber, com segurança, profissionais e estudantes

publicado em 28/09/2020, por Farley Rocha


Imagem Patos Hoje

Na tarde da última quarta-feira (23), o Governo estadual anunciou que, a partir do dia 5 de outubro, estão autorizadas as atividades presenciais nas escolas de educação básica em Minas Gerais, incluindo educação infantil e ensinos fundamental e médio. Na prática, o retorno de professores e alunos para as salas de aula depende de publicação do protocolo sanitário do estado, prevista para esta semana. Além disso, o retorno presencial poderá acontecer apenas em regiões incluídas na etapa menos restritiva do Programa Minas Consciente, ou seja, na onda verde.

Em Patos de Minas, embora o possível reinício das atividades nas escolas ainda não esteja autorizado, pois o município está classificado na onda amarela, a administração municipal já se organiza para esse retorno. A edição do decreto 4.891, de 25 de agosto de 2020, por exemplo, é uma das ações para regulamentar a volta às aulas. Em traços gerais, a norma dispõe sobre medidas de prevenção, monitoramento e controle da Covid-19 que deverão ser adotadas por todas as instituições de educação básica do município quando as atividades presenciais forem retomadas.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Sebrae

A Secretaria de Educação vem se preparando também para equipar as instituições de ensino, tornando-as aptas a receber, com segurança, profissionais e estudantes. A diretora administrativa da Semed, Maria de Lourdes Ferreira, informou que estão sendo confeccionadas máscaras de tecido para ser entregues aos alunos e colaboradores das escolas e centros municipais de educação infantil bem como jalecos para todos os profissionais dessas unidades. “Já foram adquiridos termômetros para aferição da temperatura da clientela das escolas e CMEIs e houve processo de licitação para adquirir álcool gel em quantidade suficiente para atender toda a demanda da Semed.” Ela acrescentou que está em fase final processo de licitação para compra de totem para álcool gel e tapetes sanitizantes.

Segundo a secretária de Educação de Patos de Minas, Fabiana Ferreira dos Santos, todas as medidas necessárias para o retorno seguro das atividades presenciais estão sendo tomadas. “A Semed está mobilizada para ajustar-se às necessidades que surgem neste momento. Nosso principal objetivo é estar preparados para o possível retorno das aulas.” A representante da pasta também destacou que não há data definida para que a educação básica no município recomece suas atividades. “Há uma série de fatores que devem ser levados em consideração antes que uma decisão seja tomada. O primeiro deles é, sem dúvida, o fato de que o município permanece em classificação que não permite essa retomada. De qualquer forma, estamos nos preparando para quando isso se tornar realidade.”

Como acontece o retorno – Na coletiva de imprensa de quarta-feira (23), também foi informado que o protocolo sanitário elaborado pelo Governo de Minas Gerais será único e direcionado a todas as escolas. Vale destacar ainda que a decisão final de autorizar ou não o retorno das atividades presenciais é do poder público local.

Ações da Semed – Desde abril, a Secretaria Municipal de Educação tem desenvolvido diversas ações com o propósito de minimizar os impactos da suspensão das aulas presenciais na vida dos estudantes. Dentre elas, estão a criação do Portal Educação; a elaboração e entrega dos Cadernos de Atividades para todo o alunado da rede; o lançamento do Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA); a disponibilização, no portal,  de videoaulas do projeto Vamos Aprender; a distribuição de kits de alimentos para alunos carentes. Para oferecer suporte aos profissionais neste período também foram realizadas lives com profissionais da saúde e da educação e formações on-line.

Fonte: Ascom da Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Autor: Farley Rocha Postado em 28/09/2020
Compartilhe:

34 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Professora | 3 semanas, 2 dias atrás

    Se nem os adultos sabem usar uma máscara, imagina as crianças nas escolas? Vai dar muita dor de cabeça!

    5 1 Responder

  • Educadora infantil | 3 semanas, 2 dias atrás

    Para os desinformados, nos estamos trabalhando sim! O que me preocupa tambem é a fase de adaptacao nos CMEIS, as criancas vao chorar muito, porque ficaram muito tempo em casa e nao poderemos dar colo! Elas ficaram chorando e nao poderemos acalenta las...

    3 0 Responder

  • Muniz | 3 semanas, 2 dias atrás

    As maes das creches vao à loucura kkkk elas nao pensam na saude dos filhos! Querem deixar os filhos o dia inteiro na creche p aglomerar kkkk eu penso no meu filho, nao vou manda lo p escola!

    3 3 Responder

  • Daniel Cientista | 3 semanas, 3 dias atrás

    Trabalhar que é bom... Ninguém quer. Mas receber que é melhor ainda... ôô... dia primeiro tá todo mindo sacando até as moedinhas nê... e melhor, sem fazer nada.

    2 9 Responder

    Neisy - 3 semanas, 2 dias atrás

    Bom dia. Sou funcionária e para sua informação estamos trabalhando sim. As escolas estão funcionando todos os dias e nós professores estamos elaborando, atividades, corrigindo cadernos dentre muias outras coisas. Queria estar junta aos alunos, mas antes perder o ano do que a vida. Conscientize e valorize.

    14 0

  • Filipi | 3 semanas, 3 dias atrás

    Essa fessôra ô é iducadora ô intão é cuidadora das crianssa só qué teta carsuquê trabaiá mermo niuma qué mais no cumecim do mêis todas qué sacá o dinheirim kkk



    1 15 Responder

  • Indignada com os governantes | 3 semanas, 3 dias atrás

    Fico indignada com a mentalidade desses governantes. Os funcionários de uma escola Municipal voltou a trabalhar e rapidinho tiveram que afastar 6 professoras. Isso não aparece na mídia.

    18 3 Responder

  • baixinha | 3 semanas, 3 dias atrás

    olha eu acho que como o ano esta acabando nao deveria voltar agora, pois os alunos podem ter chance de pegar esse virus e vier a falecer, entao isso e uma ma ideia, a secretaria devia pensar melhor nas decisoes

    24 1 Responder

  • Sem partido | 3 semanas, 3 dias atrás

    Brincadeira esta secretária e essa Semed. Já obrigaram professores a retornarem para as escolas e cumprirem horários no meio da pandemia. Agora vem com esse absurdo de retomada de aulas. Queria ver esta secretária pau mandado ir pra sala de aula. Pena que só existe um Kalil em MG. Esse não afina pra partido novo não.

    13 6 Responder

  • Marise | 3 semanas, 3 dias atrás

    Acho isso uma hipocrisia levarem criancas a morte porque so pensam em si próprio . Podem ir se preparando para acionar o coselho tutelar pq se muitas mães como eu pensarem nao mantaramnos filhos para escola. O qur vale mais tres meses ... pra mim a vida de quem mais amo

    20 2 Responder

  • Patureba | 3 semanas, 3 dias atrás

    Secretária de Educação você realmente quer nas suas costas a morte de mais pessoas? Você que é mãe e filha coloque a mão na consciência. Crianças não tem discernimento e cuidado para se cuidar.

    28 10 Responder

  • Eleições 2020 NOVO | 3 semanas, 3 dias atrás

    O que o partido NOVO não faz pelo voto e para favorecer seus empresários correligionários. Coloca em risco todo mundo. E se morrer, será que vão assumir a bronca? Ahh vai...

    17 6 Responder

  • Suicidio | 3 semanas, 3 dias atrás

    Partido Novo?? Governo de Minas?? Está vendido para as escolas particulares e empresários do ramo. Isso é suicídio!!!

    11 7 Responder

  • ThunderCats | 3 semanas, 3 dias atrás

    Patos não precisa se preocupar em voltar as aulas.Esse ano não conseguirá atingir onda verde .Povinho só na aglomeração.

    14 1 Responder

  • Vivi | 3 semanas, 3 dias atrás

    Passou da hora de voltar e colocar estas servidoras para trabalhar. Ganhar sem trabalhar foi bom nê, azar dos 15 milhões que estão desempregados. Agora justifica o emprego e tira o atraso que eu quero ver.

    8 41 Responder

    Concordo - 3 semanas, 3 dias atrás

    Concordo plenamente... Esse ano as professoras estaduais ainda não trabalharam, pois antes da pandemia estavam em greve.

    4 8

    Marise - 3 semanas, 3 dias atrás

    Fala para voltar as aulas pq nao teve ter filho por mais que criancas sejam assintomática os pais nao sao quem vai cuidar das crianças qdo trouxerem virus para dentro de casa e os pais morrerem

    9 5

    Fala sério - 3 semanas, 3 dias atrás

    Vivi, estuda e passa no concurso. Depois a gente conversa. E já que somos tão privilegiados, venha ser minha colega. Nosso salário é quase o mínimo - é muito dinheiro pra tanta inveja.

    17 3

    Renata - 3 semanas, 3 dias atrás

    Reclamar de ganhar mal, todas reclamam. Mas largar a teta pública ninguém larga. A conta não bate...

    4 9

  • Servidora | 3 semanas, 3 dias atrás

    Um absurod nos forçarem a voltar este ano. É muita imprudência, fiquem em casa, fiquem em casa e só saiam quando esta pandemia chinesa ser extinta de vez. Quem tiver prejuízo recupera depois.

    14 11 Responder

    Renata - 3 semanas, 3 dias atrás

    Ganhando seu dinheirinho todo mês certinho nê educadora... a prefeitura tinha que ter suspendido o seu salário neste período todo, era o mínimo.

    4 12

    Sei - 3 semanas, 3 dias atrás

    Vamos trabalhar gente chega dessa palhaçada. Já quero meu serviço de volta

    3 1

  • Atento | 3 semanas, 3 dias atrás

    Tem de haver critério e cuidado. Entendo que não pode haver espaço para irresponsabilidade. Para os que estão em pânico, melhor não enviar os filhos. Mas para os que não sabem, Manaus retomou as aulas no início de agosto e não há notícias de "2a onda, colapsos nos hospitais, explosão de casos". https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/09/manaus-completa-2-meses-de-aulas-na-rede-privada-sem-casos-de-covid-19.shtml

    10 4 Responder

  • Fada | 3 semanas, 3 dias atrás

    O adianta fazer máscara? Tem mãe que é tão porca e preguiçosa que fica atoa o dia inteiro atoa e manda filho com uniforme e calçado sujo pra escola imagina as máscaras...

    25 3 Responder

  • | 3 semanas, 3 dias atrás

    Semed não ofertou nem equipamento de segurança para o retorno forçado dos funcionários. Vários se contaminaram na mesma semana que a prefeitura decretou o retorno às atividades presenciais. Quero ver quando juntar crianças a isso tudo. Deus que tome conta, pq a prefeitura quer é que metade morra pelo visto.

    27 5 Responder

    Verdadeiro - 3 semanas, 3 dias atrás

    Eu conheço uma supervisora que contaminou toda sua família... O segundo surto está a caminho...

    3 0

  • Mumm-Ra | 3 semanas, 3 dias atrás

    Deveria fazer é igual o Kalil: suspender alvarás e impedir retorno. Correto é preservar vidas, e, retorno, de maneira consequente e não (totalmente) inconsequente assim como propõe o governador em vigência.

    24 3 Responder

  • Moradora do panorâmico | 3 semanas, 3 dias atrás

    Gente do ceu esse povo tá maluco, não tem a mínima chance de retomada de aula presencial nesse momento em que nós estamos vivendo, minha família segue tudo q se pede no combate à esse maldito viros, meus filhos já são praticamente prisioneiros infelizmente nem na rua não sai,só fechados ,ai volta as aulas,muito bem ...vão arrumar meus filhos junto na mesma sala minúscula e lotada com aqueles q infelizmente não estão nem aí pra corona vivendo a vida como se isso fosse um sonho???...governo hipócrita ,vao me garantir a segurança do meu filho?

    36 6 Responder

  • Mãe e indignada | 3 semanas, 3 dias atrás

    Meus filhos eu não envio para escola. Quando adoecerem, o governo ou o município vai mandar " verbas" pra custear remédio,leito de hospital? Fico com as aulas online, já avisei a professora...filhos meus não vão esse resto de ano...paro de cuidar de mim da casa paro de trabalhar so pra me dedicar a eles no estudo em casa...e minha situação financeira não é confortável não... essa pandemia só aumentando os casos, isso é loucura...gente sem noção liberar volta das escolas...o ano está perdido...As coisas já estão difíceis demais pra procurar mais problemas com as mãos. Não dá certo...e se há pais, mães, avós, tios ou pessoas que realmente se preocupam com todas as crianças façam o mesmo. Fácil não é...Tem pessoas que trabalham hoje pra comer amanhã, mas o maior tesouro que temos são nossos filhos...me coloco no lugar das famílias que não tem com quem deixar os filhos, sei que é difícil...contas a pagar, aluguel, alimento...mas zelem por seus filhos.

    35 4 Responder

    Militou atoa - 3 semanas, 3 dias atrás

    Tá escabelando atoa amada, se voltar as aulas presenciais não é obrigado a ir, podem continuar as aulas online.

    6 15

  • Maria | 3 semanas, 3 dias atrás

    Nem para os professores que foram obrigados a voltar pra escola a Semed não disponibilizou equipamentos de segurança. Quero ver pra essa quantidade toda de alunos. Vamos aguardar.

    24 2 Responder

    Kakakaka - 3 semanas, 3 dias atrás

    Bando de preguiçosos, bem capaz de quando cessar a pandemia entrarem de greve.

    6 31

    A mamata tá acabando - 3 semanas, 3 dias atrás

    Máscara e álcool todo mundo tem em casa, cada um leva o seu. A escola tem várias salas não precisa ficar amontoado na mesma fofocando,ops trabalhando...

    3 15

  • Datena | 3 semanas, 3 dias atrás

    Essa conta vai chegar! Loucura total essa retomada! Nem os adultos seguem os protocolos dessa doença, mascara errada, aglomeraçao e por ai vai! Que Deus nos ajude!

    30 1 Responder

carregar mais comentários