Imagem Patos Hoje

Na tarde da última quarta-feira (23), o Governo estadual anunciou que, a partir do dia 5 de outubro, estão autorizadas as atividades presenciais nas escolas de educação básica em Minas Gerais, incluindo educação infantil e ensinos fundamental e médio. Na prática, o retorno de professores e alunos para as salas de aula depende de publicação do protocolo sanitário do estado, prevista para esta semana. Além disso, o retorno presencial poderá acontecer apenas em regiões incluídas na etapa menos restritiva do Programa Minas Consciente, ou seja, na onda verde.

Em Patos de Minas, embora o possível reinício das atividades nas escolas ainda não esteja autorizado, pois o município está classificado na onda amarela, a administração municipal já se organiza para esse retorno. A edição do decreto 4.891, de 25 de agosto de 2020, por exemplo, é uma das ações para regulamentar a volta às aulas. Em traços gerais, a norma dispõe sobre medidas de prevenção, monitoramento e controle da Covid-19 que deverão ser adotadas por todas as instituições de educação básica do município quando as atividades presenciais forem retomadas.

A Secretaria de Educação vem se preparando também para equipar as instituições de ensino, tornando-as aptas a receber, com segurança, profissionais e estudantes. A diretora administrativa da Semed, Maria de Lourdes Ferreira, informou que estão sendo confeccionadas máscaras de tecido para ser entregues aos alunos e colaboradores das escolas e centros municipais de educação infantil bem como jalecos para todos os profissionais dessas unidades. “Já foram adquiridos termômetros para aferição da temperatura da clientela das escolas e CMEIs e houve processo de licitação para adquirir álcool gel em quantidade suficiente para atender toda a demanda da Semed.” Ela acrescentou que está em fase final processo de licitação para compra de totem para álcool gel e tapetes sanitizantes.

Segundo a secretária de Educação de Patos de Minas, Fabiana Ferreira dos Santos, todas as medidas necessárias para o retorno seguro das atividades presenciais estão sendo tomadas. “A Semed está mobilizada para ajustar-se às necessidades que surgem neste momento. Nosso principal objetivo é estar preparados para o possível retorno das aulas.” A representante da pasta também destacou que não há data definida para que a educação básica no município recomece suas atividades. “Há uma série de fatores que devem ser levados em consideração antes que uma decisão seja tomada. O primeiro deles é, sem dúvida, o fato de que o município permanece em classificação que não permite essa retomada. De qualquer forma, estamos nos preparando para quando isso se tornar realidade.”

Como acontece o retorno – Na coletiva de imprensa de quarta-feira (23), também foi informado que o protocolo sanitário elaborado pelo Governo de Minas Gerais será único e direcionado a todas as escolas. Vale destacar ainda que a decisão final de autorizar ou não o retorno das atividades presenciais é do poder público local.

Ações da Semed – Desde abril, a Secretaria Municipal de Educação tem desenvolvido diversas ações com o propósito de minimizar os impactos da suspensão das aulas presenciais na vida dos estudantes. Dentre elas, estão a criação do Portal Educação; a elaboração e entrega dos Cadernos de Atividades para todo o alunado da rede; o lançamento do Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA); a disponibilização, no portal,  de videoaulas do projeto Vamos Aprender; a distribuição de kits de alimentos para alunos carentes. Para oferecer suporte aos profissionais neste período também foram realizadas lives com profissionais da saúde e da educação e formações on-line.

Fonte: Ascom da Prefeitura Municipal de Patos de Minas