O Teatro Municipal Leão de Formosa está fechado para reforma desde Fevereiro deste ano.

As obras do Teatro Municipal completaram seis meses e até o momento não estão finalizadas. O foco principal dos trabalhos que estão sendo realizados no local é no sistema de prevenção a incêndios. Também serão restaurados os sistemas elétricos e hidráulicos do teatro e do museu.  O valor total da obra é de R$ 182.112,04 e está sendo custeado pelo Fundo Municipal de Patrimônio Cultural. Nossa equipe de reportagem esteve no Teatro na tarde dessa segunda-feira (20) para registrar o andamento das obras e conversamos com alguns artistas patenses a respeito disso.

O Teatro Municipal Leão de Formosa está fechado para reforma desde Fevereiro deste ano. As apresentações foram suspensas para que o local recebesse uma reforma em sua parte elétrica e hidráulica. O Corpo de Bombeiros vistoriou o local e percebeu a inexistência de uma saída de emergência, o que teria sido fundamental para o fechamento do Teatro Municipal. Durante as apresentações da Fenapraça e do Balaio de Arte e Cultura, um palco precisou ser montado na praça em frente a Igreja Matriz para que o público pudesse receber as apresentações teatrais.

Vários artistas de Patos de Minas manifestaram o desejo de voltar a se apresentar no Teatro Municipal. Segundo o artista patense Demerson Pereira, o palco do teatro faz muita falta para os atores e para os planos da cultura patense. “Isso nos prejudica bastante, o povo está pensando que o teatro será totalmente reformado e não é isso que está acontecendo. É importante ter um teatro novo para nossas apresentações uma vez que o nosso está bastante sucateado e pede mesmo por uma reforma”.

Consuêlo Nepomuceno, Coordenadora do Núcleo de Arte e Cultura do Unipam disse que a falta que o teatro faz não afeta apenas os atores em Patos de Minas, mas sim os artistas em geral como dançarinos, músicos e demais artistas. Segundo ela, todos esperam que, se houver mesmo uma reforma, que ela vale a pena e que seja grandiosa, pois é disso que o tetro municipal precisa.

O Festival de Teatro do UNipam, que aconteceria no Palco do Teatro, terá que mudar para outro lugar que, segundo Consuêlo, ainda não está definido. “É necessário que o Teatro crie um ambiente com condições melhores de receber o espetáculo e o público, nós esperamos que as autoridades tenham um olhar mais atento e um carinho mais especial para com ele.

Nós entramos em contato com o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Patos de Minas, Fábio Amaro, ele informou que o término da obra está previsto para o dia 01 de Novembro deste ano, e até o momento foram concluídos 37% do serviço. Segundo ele, o andamento está normal e dentro do previsto, a empresa aguarda a chegada de materiais específicos para a instalação.