Postos continuam sem combustíveis em Patos de Minas.

A greve dos caminhoneiros entrou no oitavo dia e provoca principalmente o desabastecimento de combustíveis. Nenhum posto pesquisado pela redação do Patos Hoje nesta manhã de segunda-feira dispunha de álcool, óleo diesel ou gasolina. Também falta gás de cozinha nas distribuidoras. Como não há previsão de chegada, os diversos setores que dependem dos combustíveis tentam se adaptar.

Transporte Público

A empresa Pássaro Branco informou que conseguiu fazer um estoque de óleo diesel e que irá manter os ônibus circulando com escala de sábado, o que significa uma redução de 25% no número de ônibus que circulam em dias de semana. A empresa fará reforço apenas nos horários de pico. O combustível é suficiente para manter os ônibus circulando até o dia 8 de junho. No feriado e no domingo não haverá transporte.

Coleta de Lixo

A Empresa responsável pela coleta de lixo que havia anunciado a suspensão do serviço, informou que conseguiu uma reserva de combustível e que irá manter o serviço funcionando neste início de semana. Pelo menos até amanhã, a coleta de lixo, segundo a companhia está garantida.

Educação

O Governo do Estado anunciou a suspensão das aulas nas escolas públicas estaduais nesta segunda-feira. E nesta tarde, anunciou que também não haverá aulas nos próximos dias na rede estadual.

O Centro Universitário de Patos de Minas – Unipam – suspendeu as aulas nesta segunda-feira (28), na terça-feira (29) e na quarta-feira (30). Por tanto, os universitários só voltam para as salas de aula na próxima segunda-feira (03). A reposição dos dias letivos ocorrerá em julho.

Em avaliação na manhã desta segunda-feira (28), foi decidido que também não haverá aulas nesta terça-feira (29) e quarta-feira (30) nas Escolas Municipais e Creches.

Saúde

As unidades de saúde continuam funcionando normalmente. Inclusive o atendimento das equipes de saúde da família na zona rural que seria suspenso nesta segunda-feira  foi mantido pela Secretaria Municipal de Saúde.

Ceasa Regional

A Ceasa de Patos de Minas manteve a comercialização desta segunda-feira, mas o volume de negócios caiu cerca de 70%. Poucos produtores levaram seus produtos para serem negociados e o número de compradores também foi reduzido. Segundo o Ceasa, os preços não sofreram reajustes e a expectativa é de que a comercialização volte ao normal na quinta-feira.

Segurança Pública

A Secretaria de Estado de Segurança Pública decretou ponto facultativo nesta segunda-feira e as delegacias da Polícia Civil vão funcionar em sistema de plantão.

Justiça

O Juiz de Direito Joamar Gomes Vieira Nunes, Diretor do Foro da Comarca de Patos de Minas, baixou portaria suspendendo o expediente forense nesta segunda-feira (28), com possibilidade de prorrogação devido à greve geral dos caminhoneiros.

Comenda Antônio Secundino de São José

A Comenda Antônio Secundino de São José, que seria realizada na noite desta segunda-feira no salão de festas do Decor Fest, foi cancelada em virtude das manifestações e da falta de combustível em Patos de Minas. A comenda premia personalidades que contribuem para o desenvolvimento da agricultura, pecuária, abastecimento, saneamento e meio ambiente no Estado.