O risco de serem atropelados é grande.

Motociclistas que passaram pela rua Joaquim das Chagas na manhã desta terça-feira  (23) tiveram que ter cuidado com diversos cães abandonados.  Os animais cruzavam a pista de um lado para o outro e perseguiam os condutores de motos. O problema vem se repetindo há anos em Patos de Minas e parece sem solução.

Segundo cálculos da Associação de Proteção Animal e Ambiental de Patos de Minas - Aspaa - são mais de 4 mil animais abandonados pelas ruas da cidade. Os voluntários da entidade se esforçam para amenizar o problema, mas segundo a presidente da Aspaa, Betânia Nunes, sem uma ação mais efetiva do poder público, a situação se agrava a cada dia.

O Governo do Estado investiu cerca de R$ 200 mil na construção de um Canil próximo à Escola Agrícola.  Depois de muito atraso, a obra foi inaugurada, mas o serviço não começou a funcionar. A informação, segundo a presidente da Associação, é de que não existe dinheiro para manter o Canil. Além disso, o abrigo não seria suficiente para resolver o problema.

Segundo Betânia, para reduzir a população de cães abandonados em Patos de Minas é necessário reativar o serviço de castração, que deixou de funcionar há cerca de um ano. A presidente da Aspaa explica que atualmente existe apenas um convênio para a realização de duas castrações por semana, o que não é suficiente.  De acordo com ela, seriam necessárias pelo menos 30 castrações por dia.

Enquanto o poder público não assume o problema, o número de cães abandonados pelas ruas da cidade aumenta a cada dia. A Aspaa vai cobrar dos candidatos a prefeito que assumam um compromisso com a causa.

Autor: Maurício Rocha