O secretário José Henrique entregou uma carta com o pedido de demissão.

O secretário municipal de saúde de Patos de Minas, José Henrique Nunes Borges, não vai mais continuar à frente da pasta. Ele entregou carta com pedido de demissão ao prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves esta semana e foi atendido pelo chefe do executivo. O novo secretário deverá ser anunciado nas próximas semanas.

A secretária municipal de saúde é a pasta com maior orçamento na Prefeitura de Patos de Minas. São R$ 157,5 milhões previstos para o ano de 2018. Mas é também o setor com maior demanda da população. A Unidade de Pronto Atendimento se tornou alvo constante de reclamações de demora no atendimento.

O secretário José Henrique, no entanto, fez um balanço positivo de sua gestão. Ele disse que ampliou os atendimentos de saúde, inaugurou novas unidades básicas, adquiriu novos veículos, repôs os estoques de medicamentos na Farmácia Municipal e praticamente zerou uma dívida de aproximadamente R$ 30 milhões.

A motivação do secretário para deixar a pasta é financeira. Embora esteja satisfeito com o desempenho à frente da secretaria, José Henrique disse que a remuneração não compensa o esforço que o cargo exige. José Henrique é funcionário público concursado e o cargo que exerce como enfermeiro, segundo ele, tem salário maior do que o de secretário.

José Henrique disse que permanece no cargo até o dia 1º de março. Até lá, o prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves deverá anunciar um novo nome para comandar a secretaria com maior volume de recursos e também com o maior número de queixas.