Secretaria de Saúde orienta pacientes sobre as atribuições dos Postos de Saúde e da UPA

Conhecer e distinguir essas atribuições podem auxiliar os usuários a obter um melhor atendimento.

publicado em 02/01/2020, por Farley Rocha


Secretaria Municipal de Saúde.

A porta de entrada do usuário no SUS é a Unidade Básica de Saúde (UBS), popularmente conhecida como Posto de Saúde. A responsabilidade de gerenciamento da UBS é do município. Para facilitar o acesso ao usuário, o município mapeia a área de atuação de cada UBS por bairro ou região. Por isso, o cidadão deve procurar a unidade mais próxima de sua casa munido de documentos e de comprovante de residência.

Ao ir a uma UBS pela primeira vez, o usuário fará um Cartão do SUS, receberá um número e/ou uma cor que identificará a equipe da Estratégia da Saúde da Família (ESF) da qual ele fará parte. Regularmente, a equipe de ESF acompanha a saúde do usuário, sendo o elo de informação da população com os profissionais de saúde da unidade. É por meio da coleta de informações das equipes de ESF que é possível pensar em ações de saúde pública de forma regional e personalizada.

Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as portas de urgência hospitalares onde, em conjunto com estas, compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. Com isso, ajuda a diminuir filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA oferece uma estrutura simplificada com raio-x, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com a UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade.

O usuário deve procurar a UPA somente em casos de urgência e emergência traumáticas e não traumáticas. Além disso, é a opção de assistência de saúde nos feriados e finais de semana, quando a UBS está fechada. Há também a situação em que o usuário pode ser encaminhado da UBS para a UPA, dependendo da gravidade ou necessidade de um pronto atendimento ou qualquer situação de emergência. A UPA tem consultórios de clínica médica, pediatria e odontologia, serviços de laboratório e raio-x. Também conta com leitos de observação para adultos e crianças, sala de medicação, nebulização, ortopedia e uma "sala de emergência" para estabilizar os pacientes mais graves que, após o atendimento necessário para estabilização do quadro clínico, possam ser removidos para um hospital.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas

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Clinica Medic Imagem

Autor: Farley Rocha Postado em 02/01/2020
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20 comentários

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  • Adelaide | 8 meses, 3 semanas atrás

    Pertenço ao posto Guanabara , não tenho nada a reclamar sempre fui bem atendida ,minha agente Regina sempre muito educada a enfermeira Vânia sempre prestativa. Sempre que necessito de uma consulta é agendada. Acho que o posto está funcionando bem.

    9 12 Responder

  • LIZ | 8 meses, 3 semanas atrás

    boa tarde. Já que a intenção da matéria é informar os pacientes, deveriam ter informado onde essas pessoas devem procurar informações a respeito desses respectivos postos de saúde. Mora no bairro Aurélio Caixeta e não faço ideia de onde tem esse tipo de atendimento perto da minha casa.

    4 0 Responder

  • Sérgio | 8 meses, 3 semanas atrás

    Morei fora do país e retornei a alguns anos . Sou do posto do Guanabara. Não tenho o que queixar . Sempre atendido com prestesa. A saúde pública realmente passa por uma fase dificil. Temos que ter atenção aos nosso governantes. Na hora do voto. Aqui pelo menos se preocupam conosco e sao humanos. O servidor público não tem culpa se o governo e prefeitura não tem verbas para melhor atendimento. A todos os servidores meu respeito.

    51 3 Responder

  • Anna | 8 meses, 3 semanas atrás

    Sou paciente do posto Guanabara . Gosto demais do atendimento de lá. Eu e meu esposo somos de la a muitos anos . Sempre fomos tratados com respeito. A enfermeira Vânia está sempre lá acompanhando tudo. E confesso que me admira o carinho com o posto de saúde. Receberam tintas em doação para poder pintar la por dentro. Muita atenção conosco. Agora caos na saúde infelizmente esta de um modo geral e se quer ter melhor atendimenro sugiro pagae convenio tipo Unimed.

    45 22 Responder

  • Christina | 8 meses, 3 semanas atrás

    Sempre fui ben atendida no Posto que era no Lagoinha . A enfermeira Vânia sempre foi prestativa, muito educada . Recebia sempre visita domicilar da Agente Fernanda que sempre foi muito educada também. Todos sempre cumprimentam a gente lá. E sendo órgão público me admira a atenção até com crianças tendo um cantinho dedicado a elas. Gratidão aos responsáveis pelo posto do bairro Guanabara. ( antigo Lagoinha)



    45 26 Responder

  • Leandro | 8 meses, 3 semanas atrás

    Resumindo estamos ferados

    9 3 Responder

  • Paciente | 8 meses, 3 semanas atrás

    Fui na UBS com pressão alta e alguns exames já em mãos meu hemograma apresentava um forte indício de infecção, uma medica da ubs do bairro Nova floresta não me examinou direito e passou um remédio pelas coxas de qualquer maneira por fim tive que pagar para tratar sou contribuinte como os outros e esses médicos sem compromisso e sem educação estão recebendo os seus salários ,pouco caso com a saúde !

    18 5 Responder

  • Do bem | 8 meses, 3 semanas atrás

    Vamos ser realistas,se nem a agente de saúde faz suas visitas mensais ,quando é q um médico fará isso??por aqui estao todos de férias e nos nos abandonados.

    23 16 Responder

  • Insucesso | 8 meses, 3 semanas atrás

    Esse sistema de unidade básica de saúde já é um modelo ultrapassado e ineficiente. .. os agentes de saúde apenas vagam pela cidade e não resolvemos nada (pouca autonomia) não podem nem marcar a consulta ... enfermeiras andando de um lado pro outro... técnicos de enfermagem razoavelmente trabalham... e médicos caros e despreparados e ainda sem qualquer aparelhagem... o certo é eficiente modelo é construir 3 mini hospitais de ponta em pontos diferentes da cidade. De modo que mesmo andando um pouquinho mais o paciente teria a certeza de um atendimento eficaz e não um jogo de Ping pong que são submetidos. Jogados de um canto ao outro por motivo de indefinição de atribuições.

    28 11 Responder

  • Funcionaria de uma UBS. | 8 meses, 3 semanas atrás

    Poderiam informar , esclarecer também qual finalidade do SAMU .....pois certo dia uma paciente chegou a UBS em estado muito crítico o médico prontamente a avaliou pediu com urgência ( o próprio médico ) uma ambulância e eles simplesmente NEGARAM .....pra que serve SAMU mesmo???? E isso já é segunda vez que acontece .



    25 6 Responder

  • Alguém acredita nessa administração municipal? | 8 meses, 3 semanas atrás

    Só se for tolo pra acreditar nesse povo da prefeitura!

    62 25 Responder

  • Andrés de Fonollosa | 8 meses, 3 semanas atrás

    É incrível que no papel as coisas andam, funcionam e são uma maravilha. Agora vai fazer uma visita "in loco" pra ver se é igual eles descrevem no papel!

    58 19 Responder

  • Conversa pra boi dormir | 8 meses, 3 semanas atrás

    Isso é conversa pra boi dormir.No meu posto de saúde (Guanabara) está sem medico ja tem 1 mes , nao tem atendimento, nao sei porque nao fecha as portas .UBS sem médico é dinheiro jogado fora.Sem contar que tem uma veia que mora no lagoinha que trabalha lá e nao tem pingo de educaçao.

    96 80 Responder

    Renata - 8 meses, 3 semanas atrás

    Sra,. Vânia kkkkkk essa é casca grossa mesmo. Se acha dona da unidade. Ridícula feia mal educada e mal amada.

    28 50

    gotty - 8 meses, 3 semanas atrás

    também sou deste posto e sei o que está falando, sem contar que já faz mais de ano que não recebo visita da agente de saúde, e também estou esperando este mesmo tempo por uma consulta com um gastro, só para fazer um pedido para uma ressonância que eu terei que ir a BH fazer

    8 40

    Sidia - 8 meses, 3 semanas atrás

    Conheço Sra Vânia Ruth , do Posto de Saúde Lagoinha , a mais de duas décadas , sou eternamente grata pelos serviços prestados como enfermeira , cuidou de minha filha com todo amor e carinho . Sempre com um lindo sorriso no rosto , profissional dedicada com todos seus pacientes e colegas de trabalho . Obrigada por tudo Sra Vânia , continue sendo sempre essa pessoa de coração aberto a todos!! Feliz Ano Novo !! Fraterno abraço!!

    59 38

    Verdade - 8 meses, 3 semanas atrás

    Esse posto aí é estranho mesmo.Tem até uma loira que tem caso com uma medica e fica de agarro na porta do posto.

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  • Na Real | 8 meses, 3 semanas atrás

    Tudo balela, nada funciona, o medico de uma equipe sai de ferias, não se repõe outro no lugar, enquanto aquele não retornar a equipe não atende ninguém! Se você precisar de uma simples receita, leva-se oito dias para ser entregue! Agora me responda... doença marca dia e hora para aparecer, o cidadão que paga os impostos para ter os seus direitos assegurados, não pode reivindicar, pois os incompetentes tem assegurado a lei do desacato!

    82 22 Responder

    Glenn Greenwald / Edward Snowden - 8 meses, 3 semanas atrás

    Eles tem um artigo no CP que os protege, mas o cidadão tem a Constituição do lado dele, e se for idoso tem que ter na Unidade um Código de Proteção ao Idoso.

    5 4

    legislação - 8 meses, 3 semanas atrás

    Reivindicar você pode, o que não pode é fazer ofensas pessoais aos servidores.

    14 2

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