Cemitério Municipal de Carmo do Paranaíba. ( Foto: Tô na Mídia CP )

A Secretaria Municipal de Saúde de Carmo do Paranaíba, por intermédio da Vigilância em Saúde, informou por meio de comunicado que o Cemitério Municipal da cidade estará aberto no dia de Finados (02/11). Segundo o órgão, o local poderá receber visitantes das 07h às 17h.

“Ressaltamos que o município, apesar de classificado na Onda Verde do Programa Minas Consciente, encontra-se em situação de risco, sendo necessária a manutenção de todas as medidas de higiene e proteção, a fim de evitar o aumento de casos positivos para COVID 19”, afirmou a entidade em comunicado.

Para a segurança dos visitantes, será realizada aferição de temperatura corporal e controle do distanciamento social e fluxo de visitantes na porta de entrada do cemitério, além da disponibilização de álcool gel. A Secretaria orienta ainda que o uso de máscaras é obrigatório a todos os visitantes e que não é recomendada a presença de crianças. Além disso, não haverá celebração de missa no cemitério neste ano.

Além de Carmo do Paranaíba, a Prefeitura de Presidente Olegário também anunciou que os cemitérios do município estarão abertos no dia de Finados. A visitação poderá ser realizada de 08h às 17h no Cemitério Municipal Terra Santa e nos demais cemitérios do município. Os visitantes deverão manter o distanciamento social e fazer o uso de máscara.

O Cemitério Municipal de Patrocínio também funcionará no feriado, das 06h às 18h. Segundo a Prefeitura, haverá controle de entrada e saída no portão principal. Também não será permitida a entrada de nenhum visitante sem máscara.

Já em Patos de Minas, como noticiado na última segunda-feira (26), o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 havia deliberado pela não abertura dos cemitérios na cidade. De acordo com o Comitê, não há condições de liberar as visitas em uma data cujo risco de aglomeração é grande.