Secretária de Saúde de Patos de Minas.

O Patos Hoje mostrou ontem que o Hospital São Lucas voltou a recusar pacientes da UTI Neonatal esta semana. Com 20 leitos credenciados, pelo menos oito ficaram ociosos por falta de insumos. A decisão de não receber os recém-nascidos refletiu no Hospital Regional e causou transtornos. Foi preciso o empréstimo de insumos para o que o problema fosse resolvido.

O Hospital São Lucas dispõe de 20 leitos de UTI Neonatal credenciados ao Sistema Único de Saúde para atender pacientes carentes. Mas a unidade que recebe recém-nascidos prematuros de diversas cidades do Estado, estava funcionando com apenas 13 leitos. O motivo para a recusa de pacientes era a falta de insumos básicos.

A recusa do hospital São Lucas refletiu no Hospital Regional. Com apenas seis leitos de UTI Neonatal, a direção do Hospital Regional teve que utilizar outras alas para abrigar os recém-nascidos em situação de risco e que deveriam ser levados para a UTI do São Lucas. A superlotação comprometeu  alguns atendimentos. Cirurgias que estavam agendadas tiveram que ser suspensas.

Quando esse mesmo problema ocorreu em dezembro do ano passado, o Ministério Público recorreu a Justiça e conseguiu uma liminar obrigando o hospital buscar meios para receber os bebês de imediato. Desta vez, a Secretaria Municipal de Saúde teve que intervir para que os recém-nascidos em situação de risco não perdessem a vida.

Segundo a Secretaria Denise Fonseca, depois de muita conversa, a própria Secretaria Municipal de Saúde e o também o Hospital Regional emprestaram os materiais para o Hospital São Lucas ativar os leitos de UTI Neonatal que estavam parados. Os bebês prematuras que necessitavam começaram a ser transferidos ontem mesmo.