Secretaria de Saúde alerta para vacinação contra Febre Amarela; 2ª dose é desnecessária

Não é necessária a segunda dose da vacina para a pessoa ficar imunizada.

publicado em 17/01/2018, por Farley Rocha


Em Minas Gerais, os pacientes recebem uma dose única reforçada.

Os moradores de Patos de Minas que ainda não se vacinaram contra a Febre Amarela devem seguir até os postos de saúde da cidade. Estimativa de não vacinados em 2017 em Patos de Minas é de mais de 25 mil pessoas. Como anunciado de outras vezes, não é necessária a segunda dose da vacina para a pessoa ficar imunizada.

O surto de Febre Amarela vem causando alarde em todo o país e em Patos de Minas não é diferente. Com 81,97% da população vacinada em todo o município, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está preocupada com a outra parcela da população que ainda não se imunizou.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Rota Pop

De acordo com a Gerente de Serviços Epidemiológicos da Secretaria Municipal de Saúde, Elizaine Bicalho, a vacina contra a Febre Amarela está em estoque normal em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. “Nunca ocorreu falta da vacina nestes últimos meses aqui em nossa cidade. Recebemos doses da vacina mensalmente e estamos com todas as unidades de saúde abastecidas”, ressaltou a Gerente de Serviços.

Segundo Elizaine Bicalho, pessoas que não têm comprovação de vacinação de Febre Amarela devem se imunizar para viajar para as regiões endêmicas, mas caso tenham uma dose comprovada no cartão de vacina não há a necessidade de mais uma dose. Wendel Matias Silva entrou em contato com o Patos Hoje e questionou o atendimento. Ele contou que tentou a segunda dose da vacina o que não foi permitido.

Segundo a gerente, em Minas Gerais, os pacientes recebem uma dose única reforçada. “São 0,5 ml da vacina por via subcutânea. A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que essa quantidade é suficiente e em Minas Gerais sempre tomamos essa dosagem. Em estados em que há uma grande população ou surto, geralmente é aplicada dose abaixo de meio ml, como 0,10 ml, por exemplo e, por isso, pede-se o reforço da vacinação de tempos em tempos, mas não é o nosso caso”, explicou Elizaine.

Mesmo o município de Patos de Minas não estando em situação de risco e tendo uma cobertura vacinal de 81,97% da população imunizada, acima do que o Ministério da Saúde recomenda, as vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde para pessoas de 09 meses a 59 anos de idade em dose única. “Patos de Minas tem cobertura vacinal para Febre Amarela, de acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde, mas precisamos ficar em alerta para vacinar estas pessoas que ainda não foram imunizadas”, disse Elizaine.

Clique aqui e se informe sobre os locais de vacinação na cidade de Patos de Minas.

Estado de Minas Gerais

Diante da confirmação de 15 casos de febre amarela em Minas Gerais, no período de julho de 2017 até o momento, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) intensifica as ações de controle da doença nas regiões com os casos confirmados e orienta a toda população do Estado sobre a importância da vacinação e pede atenção especial do público masculino, que se vacine já que são 3,6 milhões de pessoas não vacinadas no Estado.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Município de Patos de Minas

Autor: Farley Rocha Postado em 17/01/2018
Compartilhe:

15 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Nirilene Fernandes | 1 ano, 11 meses atrás

    Muito difícil esses homens e mulheres que morreram com a doença não terem sido vacinados uma vez na vida. Então pq morreram se já tinha tido uma dose

    6 0 Responder

    Pergunte a um médico - 1 ano, 11 meses atrás

    Ou a alguem da área de saúde

    4 0

  • Rosa Lúcia Teles | 1 ano, 11 meses atrás

    Gisele Teles Oliveira

    1 2 Responder

  • jacinto | 1 ano, 11 meses atrás

    Tenho uma dúvida: A vacina vale por 10 anos?

    2 0 Responder

    A dose normal - 1 ano, 11 meses atrás

    Vale para a vida toda,o que vale para 10 anos é a dose fracionada.

    2 0

  • Vinicius Araujo | 1 ano, 11 meses atrás

    Dayane Gonçalves

    1 2 Responder

  • Miriam Martins | 1 ano, 11 meses atrás

    Se fosse vacinado msm por Jesus Cristo a pessoa teria pelo menos compaixão pelo próximo ou por aquela alma q ainda não conhece o amor que Jesus tem por nós. "Deixe essa praga morrer de tanto cheirar cola é muito bom que ficamos livres desse crápula". Sera que ta vacinado msm ou vacinou de ontem pra cá kkkkk

    1 1 Responder

  • Jessica Fernanda | 1 ano, 11 meses atrás

    Olhar Maria Viceincia

    1 1 Responder

  • Jonas Soares | 1 ano, 11 meses atrás

    Fica esperto os maçons que matar o povo o Michael temer é satânico

    1 6 Responder

    Molusco - 1 ano, 11 meses atrás

    Companheiro faltam 6 dias para minha batata assar

    1 0

  • BOLSONARO: CANDIDATO dos ANALFABETOS POLÍTICOS | 1 ano, 11 meses atrás

    Os únicos imunes a esta Febre Amarela são meus BolsoMINIONS, justamente por serem verdadeiros asnos políticos. Ponto.

    2 4 Responder

    BolsoMINIONS - 1 ano, 11 meses atrás

    Mestre Supremo, o que seria um asno político?

    4 0

  • aninha | 1 ano, 11 meses atrás

    uma pessoa vacinada em 1998 deve se vacinar novamente?

    1 4 Responder

    Malu - 1 ano, 11 meses atrás

    Não. A vacina e dose única vc ja esta imune. As pessoas tem que ficar atenta se vacinou não deve vacinar novamente vacina é vírus e pode ter reações se tomada em quantidades excessivas.

    3 1

    Meiguinha - 1 ano, 10 meses atrás

    Tomei a vacina gente amarela. Em 2003 .preciso tomar de novo? Ob:tenho a imunidade baixa

    0 0