Em Patos de Minas, o interesse pela malhação já aumentou.

No verão é normal que o corpo fique mais à mostra, o que aumenta a insegurança de muitos brasileiros. Este é um dos motivos pelos quais a procura por academias, dietas e nutricionistas cresce tanto no início do ano. Mas não adianta tentar virar o jogo aos 45 minutos do segundo tempo, perder peso de forma efetiva e saudável é um processo que demanda tempo e muita dedicação. Em Patos de Minas, o interesse pela malhação já aumentou.

De acordo com o médico especialista, Lucas Penchel, tudo começa com uma boa reeducação alimentar. “O ideal é que sejam feitas de três a seis refeições diárias”, diz. Apesar disso, pequenas medidas como a redução do consumo de açúcares, carboidratos, e processados; a diminuição do uso de bebidas alcoólicas; a ingestão cotidiana de água – que deve respeitar o cálculo de 35ml multiplicada pelo peso do paciente –; e 8 horas de sono de boa qualidade, já são suficientes para que diversos benefícios sejam sentidos pelo organismo.

A alimentação saudável aliada a uma rotina de treinos é fundamental para a manutenção do organismo. Além da intensa queima de calorias, exercícios físicos aumentam a produção de endorfina no corpo, o hormônio do bem-estar. “O melhor exercício é aquele que é mais prazeroso para o paciente, pois assim não há risco de desistência em poucos dias”, conta.

O uso diário do protetor solar e a adoção de uma alimentação saudável baseada na dieta mediterrânea – que inclui o consumo de peixes, ovos, frutas e vegetais – são essenciais para manter a saúde da pele, nutrir o nosso organismo e controlar o peso corporal. “Ainda o consumo de alimentos ricos em carotenoides como os legumes e frutas de tom laranja, por exemplo, a manga, cenoura, mamão, abóbora, e entre outros, possuem grande ação antioxidante e protetora contra os raios ultravioletas”, explica.

A preparação do corpo para a estação do calor também pode incluir a adesão ao jejum intermitente, que se mostrou bastante eficaz para a perda de medidas. “No entanto, lembro que ele deve ser realizado junto do acompanhamento de um profissional capacitado”, ressalta.

O biomédico, Matheus Rodrigues, também cita alguns tratamentos estéticos que podem amenizar as celulites e contribuir para a remoção de gorduras localizadas e manchas. “A esfoliação corporal estimula a circulação sanguínea e ajuda na eliminação de toxinas. Esta abordagem serve para combater a celulite e a gordura localizada, e também é utilizada para a redução de manchas, marcas e rugas. Outros procedimentos que podem contribuir para a perda de peso e tratamento da flacidez são as sessões de intradermoterapia, bioplastia e criofrequência”, diz.

Para concluir, Lucas Penchel lembra que os cuidados com o corpo devem ocorrer todos os dias, e não apenas no verão. Para motivar os patenses a buscarem as atividades, o empresário Luiz Humberto Rosa, da academia K12, decidiu baixar os preços e também está com promoções.