Faltando pouco mais de 20 dias para o início da Fenamilho e das comemorações do aniversário de Patos de Minas, boa parte das ruas da cidade permanece com a pavimentação em péssimas condições. A grande quantidade de buracos obriga os motoristas a trafegarem em zigue-zague e sobram reclamações. A Prefeitura prometeu iniciar uma grande operação tapa-buracos na próxima semana.

Os buracos estão por toda a parte. Até mesmo as ruas do centro da cidade apresentam defeitos na pavimentação. Alguns trechos, no entanto, merecem atenção. A avenida Fátima Porto está tão danificada que passar por ali pode significar um risco, principalmente aos motociclistas. Para não cair nos buracos é preciso ter muita perícia e reduzir a velocidade.

Outra via que tem tirado o sossego dos motoristas é a avenida Marabá. No trecho próximo ao acesso aos condomínios Moradas e Terra Nova, os buracos também representam risco para os condutores. A avenida Marabá é uma das principais entradas de Patos de Minas e a precariedade da pavimentação não deixa boa impressão nos visitantes.

A irritação dos motoristas é com a demora da Prefeitura para começar a cuidar da pavimentação da cidade. O Prefeito José Eustáquio assumiu a Prefeitura há quase cinco meses, não há chuvas para atrapalhar, mas o problema aumenta a cada dia. Esta tem sido a principal queixa dos motoristas patenses.

O prefeito José Eustáquio justificou a demora para iniciar o serviço de tapa-buracos. Segundo ele, foi feita uma licitação para a contratação de uma empresa terceirizada, mas houve recursos. O chefe do executivo disse que agora o processo foi concluído e que a ordem de serviço já foi assinada. A empresa vencedora foi a S. Franco de Belo Horizonte.

De acordo com o Prefeito José Eustáquio, a empresa deverá iniciar os serviços na próxima terça-feira (02). Três equipes serão disponibilizadas, além das duas equipes de tapa-buracos da Prefeitura que continuarão trabalhando. Vias onde a situação é mais precária, como a Fátima Porto e a São Geraldo terão prioridade. Segundo José Eustáquio, o contrato com a empresa é de 12 meses e pode ser prorrogado, o que garantirá que o problema não irá se repetir no ano que vem.

Autor: Maurício Rocha