Os testes foram adquiridos em São Paulo e destinados aos idosos do Lar Vicentino.

Mais de 100 pessoas entre idosos e colaboradores do Lar Vicentino Padre Alaor foram testados na tarde desta quarta-feira (28) em Patos de Minas. A testagem da Covid-19 aconteceu em uma parceria entre o Rotary Club Patos de Minas Guaratinga, Unipam e Prefeitura de Patos de Minas. Os testes foram realizados por alunos do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Patos de Minas monitorados por uma Enfermeira. Os testes foram adquiridos em São Paulo e destinados aos idosos do Lar Vicentino.

67 idosos e 56 funcionários foram submetidos ao teste que detecta a Covid-19. De acordo com o Presidente gestão 19/20 do Rotary Clube Patos de Minas Guaratinga, Jean Ferreira Soares, A Vila Padre Alaor foi escolhida para receber os testes em razão de ser o local com o maior número de idosos na cidade. Segundo ele, os testes foram adquiridos pelo Rotary e São Paulo por meio de um programa e trazidos para a capital do milho pela Secretaria de Saúde.

O Secretário de Saúde Carlos Rezende explicou que a aplicação destes testes na Vila Padre Alaor é de extrema importância para preservar a saúde dos idosos e funcionários que trabalham no local. Segundo ele, a Secretaria de Saúde está muito preocupada em relação aos asilos principalmente depois da morte de vários idosos após um surto de coronavírus em asilos de Unaí e Lagoa Formosa.

A ação faz parte do “Programa Corona Zero”, promovida pelo Rotary Internacional que tem por intuito proteger os idosos residentes nas Instituições de Longa Permanência e casas de retiro, identificando a presença do vírus, precocemente, e combatendo a contaminação. Os testes foram aplicados por alunos do curso de Enfermagem do Unipam e serão encaminhados para um laboratório em Belo Horizonte. Os laudos, contendo os resultados, serão encaminhados para o médico responsável pelo Lar Vicentino Padre Alaor após cinco dias úteis.

Nós também conversamos com o Coordenador do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, Célio Adriano que ressaltou a importância de colher as amostras e também disse que, mesmo com a crescente dos números de contaminados e também de mortes, a expectativa do município é de continuar na Onda Verde do Plano Minas Consciente. De fato, a cidade continuou na onda por mais uma semana após a reunião estadual desta quarta-feira.