O Rio Paranaíba já está com um grande volume de água.

O grande volume de chuvas que caiu sobre Patos de Minas nos últimos dias provocou mudanças no meio ambiente. O Rio Paranaíba, que o Patos Hoje mostrou seco há apenas alguns dias, está vivo novamente. A Coordenadoria de Defesa Civil monitora o comportamento do rio para evitar problemas de enchentes.

Foi um final de semana inteiro de muita chuva. Mas a intensidade de água que caiu sobre Patos de Minas na madrugada desta segunda-feira (04) impressionou. Segundo a estação Meteorológica do Sertãozinho foram 36,6 milímetros de chuva nas últimas horas. O Córrego do Monjolo transbordou.

Choveu muito também no final de semana. Foram 26,4 milímetros de chuva no sábado (02) e 20,5 milímetros no domingo (03), totalizando 83,5 milímetros de chuva em apenas três dias. Para se ter uma ideia da quantidade de água que caiu sobre Patos de Minas, cada milímetro de chuva representa um litro de água em um metro quadrado.

Boa parte dessa água foi parar no Rio Paranaíba. Não há mais sinais de seca. O trecho nos fundos do bairro Copacabana mostrado há alguns dias pelo Patos Hoje totalmente assoreado e seco, está completamente coberto de água.

E segundo a Estação Meteorológica do Sertãozinho, a previsão é de mais chuva em Patos de Minas. O tempo instável deve durar até a próxima quarta-feira (06) segundo o órgão. A Coordenadoria de Defesa Civil disponibilizou um email para receber informações e denúncias da comunidade. O endereço é [email protected]. O vídeo abaixo foi produzido por Iran Reis e Leandro de Oliveira.