A manhã desta quinta-feira (14) foi de festa na comunidade de Areado. O Rio que dá nome ao distrito voltou a ser povoado por milhares de peixes de espécies nativas. O peixamento foi patrocinado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – CODEVASF – com apoio de diferentes órgãos.

Cerca de 15 mil peixes de espécies nativas desta região foram soltas no rio. Matrinchã, Piaba Prata e Pacu são alguns dos peixes que voltam a povoar o Rio Areado. Muitos já estão em tamanho adulto, com mais de 40 centímetros de comprimento e já prontos para a reprodução e repovoamento do Rio.

Nascimento dos Reis Xel, morador do distrito de Areado e um dos defensores do Rio, comemorou a mobilização causada pela soltura dos peixes. Segundo ele, cerca de 180 pessoas participaram da ação. Esses voluntários deverão continuar contribuindo a partir de agora com a conscientização das pessoas.

A pesca no Rio Areado está proibida em decorrência da Piracema que vai até o dia 28 de fevereiro de 2020. Segundo Xel uma reivindicação será levada aos órgãos ambientais para que este prazo seja estendido e que a proibição da pesca no Rio seja permanente. Enquanto isso não acontece, os moradores ribeirinhos ficarão vigilantes para evitar a pesca.

Os ambientalistas também vão reivindicar a Polícia Militar de Meio Ambiente que aumente as fiscalizações no local para que os peixes sejam preservados no Rio Areado.