Maurílio Gerônimo Braga, 53 anos

O resultado do exame do servidor Maurílio Gerônimo Braga, de 53 anos, saiu na tarde deste sábado (16). O exame foi negativo para Covid-19. A Prefeitura Municipal havia divulgado no início da noite de ontem que a suspeita era de que ele havia contraído o coronavírus.

De acordo com Carlos Rezende, Secretário Municipal de Saúde, o resultado saiu na tarde deste sábado (16). O exame foi realizado na UFV de Rio Paranaíba em caráter de urgência. “Nós solicitamos que fizesse em caráter de urgência, haja visto que todos os servidores que tiveram contato com ele estavam em isolamento”, disse.

Com relação ao sepultamento, Maurílio foi inumado em Lagoa Formosa seguindo todo o protocolo para a doença. “Não pôde haver velório, porque geralmente as pessoas se abraçam, havendo aglomeração de pessoas, e isso causaria risco de contágio. Havia a suspeita de ser Covid-19”, informou.

O secretário lamentou a morte do servidor. “Nós lamentamos muito a morte do Maurílio. Foram 29 anos de serviço. Estamos oferecendo todo o apoio para a família. Todos gostavam muito dele”, concluiu.

Maurílio apresentava doenças pré-existentes, como diabetes, hipertensão e comprometimento renal. A evolução do quadro de saúde dele havia ocorrido de forma acelerada.

Veja a nota da Prefeitura Municipal de Patos de Minas:

"A Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o exame de PCR do servidor Maurílio Gerônimo Braga, de 53 anos, deu negativo para Covid-19. O resultado foi liberado na tarde deste sábado (16) pelo  Laboratório de Diagnósticos Moleculares da Universidade Federal de Viçosa (UFV) no campus Rio Paranaíba.

Maurílio faleceu no fim da tarde de ontem e havia suspeita de que a causa da morte fosse Covid-19, uma vez que ele apresentou sintomas característicos da doença. O servidor foi atendido primeiramente na UPA e depois seguiu para internação no Hospital Regional Antônio Dias. Seguindo os protocolos de casos suspeitos de coronavírus, ele foi sepultado sem velório. A Saúde presta o apoio necessário aos familiares.

O servidor apresentava doenças pré-existentes, como diabetes, hipertensão e comprometimento renal. Maurílio foi servidor da Prefeitura de Patos de Minas por quase 30 anos, com conduta exemplar e sempre muito querido pelos colegas. Ele esteve a todo momento envolvido na missão de enfrentar o coronavírus em Patos de Minas. Como fiscal da Vigilância Sanitária, esteve inclusive em fiscalizações noturnas, atuando a favor e pela proteção da comunidade.

Maurílio residia em Patos de Minas, mas era natural de Lagoa Formosa. O secretário de Saúde, Carlos Rezende, e os funcionários da pasta, sobretudo da Vigilância em Saúde, lamentam muito a morte do colega de trabalho."