Diversas autoridades e representantes de órgãos e entidades da cidade participaram da reunião.

Representantes de órgãos e entidades de Patos de Minas discutiram nesta quarta-feira (10) ações de segurança pública que estão sendo implementadas na cidade. As discussões aconteceram durante a reunião do Conselho Comunitário de Segurança Pública-CONSEP- na sede da Ordem dos Advogados do Brasil-OAB. O Olho Vivo Cidadão e a implantação do Centro Socioeducativo para Menores foram alguns dos temas levantados.

Diversas autoridades e representantes de órgãos e entidades da cidade participaram da reunião de aprovação das contas do CONSEP. O Olho Vivo Cidadão, sistema que está em fase inicial de implantação, foi apresentado na audiência. O Presidente do Consep, Eduardo Castanheira, informou que, pelo projeto, os moradores poderão disponibilizar as imagens de suas câmeras de segurança para a Polícia Militar fazer o monitoramento 24 horas por dia.

A partir do sistema, o morador ou um conjunto de moradores podem se unir e contratar uma empresa para que as imagens possam ser disponibilizadas em tempo real para o acesso da Polícia Militar. A intenção é criar uma rede de cobertura de vários pontos do município. Alguns já estão funcionando e foram mostrados para os representantes. O valor do serviço ficaria em torno de R$40,00. “As imagens ficam armazenadas em nuvem”, explicou.

Outra situação apresentada foi a possível construção de um Centro Socioeducativo para Menores em Patos de Minas. O Diretor do Centro de Internação Provisória para Menores-CEIP-, Marcus Vinicius Oliveira Barbosa, explicou que os adolescentes podem ficar internados provisoriamente no CEIP de Patos de Minas somente por 45 dias. Após isso, aqueles sentenciados são levados para outros municípios o que não resolve muito o problema. Ele informou que, ao retornarem para Patos de Minas, voltam muito mais problemáticos.

Ele sugeriu que a construção seja realizada no antigo CSU, imóvel que atualmente está sob responsabilidade da Polícia Militar. Mas ele salientou que, primeiramente, é necessária a confecção de projeto atendendo a todas as normas legais. E teve mais temas debatidos. O Delegado Regional, Luís Mauro Sampaio, também destacou o trabalho da APAC e parabenizou as autoridades envolvidas no projeto, enfatizando a necessidade de mais apoio para a associação.