O Plano Diretor do Campus da UFU de Patos de Minas foi construído por professores e técnicos da Universidade.

A reitoria da Universidade Federal de Uberlândia promoveu uma audiência pública nesta tarde em Patos de Minas para apresentar o Plano Diretor para a construção do Campus de Patos de Minas. O terreno de 31 hectares na região dos 30 Paus já está em obras com a edificação do primeiro prédio. O grande desafio é garantir recursos para a conclusão do projeto.

O Plano Diretor do Campus da UFU de Patos de Minas foi construído por professores e técnicos da Universidade com base em quatro eixos: ambiental, mobilidade urbana e acessibilidade, infraestrutura e uso e ocupação do solo. Cada uma das propostas foram apresentadas durante a audiência.

A intenção é construir um Campus capaz de atender as demandas da comunidade, priorizando a mobilidade, acessibilidade, segurança e qualidade de vida dos usuários. O Plano prevê a construção de três portarias e anel viário no interior do campus, sempre privilegiando o tráfego de pedestres e transporte público. Haverá entrada exclusiva para pedestres e ciclovias no interior do Campus.

As edificações terão que possuir sistema de reaproveitamento de água das chuvas, utilização de energia solar e aproveitamento da luz natural, além de minimizar o uso de ar condicionado. O Plano também prevê a construção de reservatórios de água, estações de energia e estação de tratamento de esgoto.

Após a apresentação do Plano Diretor para as autoridades do município, o Plano será levado para a aprovação do Conselho Universitário da UFU. O reitor da Universidade Federal de Uberlândia, Valder Steffen Júnior, destacou a importância da aprovação do Plano Diretor para dar andamento no processo de construção do Campus Patos de Minas. Ele destacou que a obra é prioridade e que está buscando recursos para dar continuidade à construção.

O primeiro prédio que está sendo construído no Campus de Patos de Minas possui aproximadamente 5 mil metros quadrados e vai abrigar as salas de aula e setor administrativo. Segundo Matheus de Souza Gomes, assessor da reitoria, o projeto para a construção do segundo bloco já está sendo elaborado.

O grande desafio é garantir os recursos para a construção da obra. O reitor Valer Steffen disse que está fazendo todo o esforço para a liberação de verbas junto ao Governo Federal. Se isso não aconteceu, as obras que estão em andamento terão que ser interrompidas.

Autor: Maurício Rocha