A decisão foi tomada em reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, nessa quarta-feira (3/6).

A macrorregião de Saúde Noroeste, da qual Patos de Minas faz parte, vai retornar à onda verde do plano Minas Consciente.  A recomendação é a de que as 33 cidades da localidade abram somente serviços considerados essenciais, como supermercados, padarias e farmácias. A decisão ocorre no momento em que a região apresenta um aumento significativo no número de casos confirmados e em que os prefeitos anunciam um afrouxamento das medidas de isolamento.

A decisão foi tomada em reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, nessa quarta-feira (3/6), também em função da baixa capacidade assistencial da rede hospitalar. O governador pediu cautela à população e reforçou a importância de manter os cuidados de higienização e proteção individual. As outras 13 macrorregiões de Saúde mineiras serão mantidas nas ondas determinadas durante os últimos encontros do grupo técnico, mas serão acompanhadas diariamente para avaliação das taxas de contaminação e internação.

“O número de casos tem aumentado e Minas Gerais não pode ceder. Nós, até o momento, temos lutado com muita eficiência. Eu peço aos mineiros que façam o que for possível para continuar assim, porque a batalha será longa. Nós só vamos vencer essa guerra daqui alguns meses. Peço que aqueles que podem ficar em casa, fiquem. E os que não podem, que tomem as medidas de distanciamento e higienização necessárias.

Minas tem sido destaque no Brasil até o momento, mas não podemos baixar a guarda. Temos que continuar essa luta contra o vírus, porque ele é invisível e imprevisível. Esse aumento de casos nos últimos dias sinaliza que temos que ter cuidado redobrado. Conto com a ajuda de todos”, disse Romeu Zema.

Além da região Noroeste, que regrediu da onda branca para a onda verde do plano Minas Consciente, as regiões Nordeste, Jequitinhonha, Leste, Vale do Aço, Sudeste, Oeste, Triângulo do Sul e Triângulo do Norte ainda não apresentam índices favoráveis para a retomada de novos setores econômicos, já que a relação entre o número de leitos e a incidência de novos casos, além do tempo médio para internação após solicitação, não permitem uma folga confiável se o número de casos crescer em decorrência da reabertura de novos estabelecimentos. Por isso, a orientação é que os municípios dessas regiões continuem seguindo os protocolos previstos na onda verde.

A determinação ocorre no momento em que a Prefeitura de Patos de Minas anuncia novas medidas de combate à pandemia da Covid-19, como a instalação de barreiras sanitárias e a obrigatoriedade do uso de mascaras até mesmo em vias públicas. Por outro lado, a Prefeitura havia anunciado a reabertura do comércio em tempo integral.

Municípios da região Noroeste afetados

Brasilândia de Minas, Arapuá, Arinos, Bonfinópolis de Minas, Buritis, Cabeceira Grande, Carmo do Paranaíba, Chapada Gaúcha, Cruzeiro da Fortaleza, Dom Bosco, Formoso, Guarda-Mor, Guimarânia, João Pinheiro, Lagamar, Lagoa Formosa, Lagoa Grande, Matutina, Natalândia, Paracatu, Patos de Minas, Presidente Olegário, Riachinho, Rio Paranaíba, Santa Rosa da Serra, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Serra do Salitre, Tiros, Unaí, Uruana de Minas, Varjão de Minas, Vazante.

O que diz o município

O secretário municipal de saúde, Carlos Resende, informou que uma nova reunião do Comitê será realizada nessa sexta-feira (05) para definir os rumos a serem tomados no município. Ele adiantou que a proposta de abrir o comércio em tempo integral a partir de segunda-feira (08) poderá ter que ser revista.