O plenário ficou pequeno para tanta gente.

Os servidores públicos municipais tiraram a tarde desta quinta-feira (04) para acompanhar a votação da Reforma Administrativa na Câmara Municipal. O plenário ficou pequeno para tanta gente. A pressão surtiu efeito e a proposta foi aprovada por unanimidade. Entre outras mudanças, a reforma institui carga horária de seis horas no município, o que foi bastante comemorado pelos servidores.

Com a aprovação da carga horária de seis horas no serviço público municipal, a sede administrativa da Prefeitura que atualmente funciona em dois turnos, passará a ter atendimento ao público apenas após o meio dia, fechando às 18h. As secretarias de saúde e educação continuarão funcionando o dia todo. Segundo o prefeito José Eustáquio, a medida não trará prejuízos para os cofres públicos.

A aprovação da carga horária de seis horas foi motivo de polêmica e criou uma grande queda de braço entre os servidores e o ex-prefeito Pedro Lucas, inclusive com a paralisação de alguns setores. O caso foi parar na Justiça e ainda aguarda um julgamento em definitivo. A Reforma Administrativa aprovada na Câmara põe fim à polêmica.

A Reforma Administrativa também propõe algumas mudanças nos órgãos públicos. A Fundação Promam, por exemplo, deixa de existir. Segundo o prefeito, os projetos mantidos pela Fundação serão absorvidos por outras pastas.

Além disso, a Reforma Administrativa aumenta as atribuições da Secretaria Municipal de Agricultura, que passa a cuidar das estradas rurais, e cria a Secretaria Municipal de Trânsito. Com a aprovação na Câmara Municipal, as mudanças já poderão ser implementadas.

Autor: Maurício Rocha