A recomendação foi encaminhada aos prefeitos da região.

O Ministério Público de Minas Gerais está preocupado com a flexibilização do distanciamento social e a abertura da economia nas cidades da região. Numa recomendação assinada por dez promotores de justiça, o órgão orienta a 24 dos 33 municípios da Macrorregião Noroeste, da qual faz parte Patos de Minas, a aderirem aos planos do Comitê Extraordinário Covid-19 do Governo de Minas, que criou o plano Minas Consciente. A informação foi publicada inicialmente pelo Jornal Hoje em Dia.

A recomendação foi encaminhada aos prefeitos das cidades de Patos de Minas, Lagoa Formosa, Varjão de Minas, São Gonçalo do Abaeté, Carmo do Paranaíba, Buritis, Formoso, Vazante, Guarda-Mor, João Pinheiro, Brasilândia de Minas, Paracatu, Rio Paranaíba, Arapuá, Arinos, Urucuia, Chapada Gaúcha, Uruana de Minas, São Gotardo, Matutina, Tiros, Presidente Olegário, Lagamar e Lagoa Grande. O número de casos confirmados de coronavírus nessa região vem crescendo dia após dia.

Mas a preocupação dos promotores de justiça vai além.  A região de Patos de Minas abrange uma população de aproximadamente 700 mil habitantes e dispõe de apenas 10 leitos de UTI e 113 leitos clínicos para atender os pacientes da Covid-19. Segundo justificativa do Ministério Público seriam necessários pelo menos 105 leitos de UTI e 262 leitos clínicos para conseguir atender à demanda.

Os promotores de justiça que assinam a recomendação argumentam que o índice atual de 40% de ocupação das UTIs destinadas aos pacientes de Covid-19 em Patos de Minas é ilusório, uma vez que são apenas 10 vagas, sendo que na verdade restam apenas seis leitos disponíveis. O Patos Hoje apurou que os órgãos de saúde farão o credenciamento de mais 10 leitos de UTI em hospital particular nesta semana.

Na recomendação, o Ministério Público orienta os prefeitos a aderirem ao Programa Minas Consciente – que criou um sistema de ondas com protocolos para a reabertura da economia. O prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves disse que ainda não recebeu a recomendação. Ele adiantou que o município aderiu ao Programa Minas Consciente e está respeitando as regras estabelecidas pelo Comitê Estadual.