Recomendação assinada por 10 promotores cobra mais rigor no combate à Covid-19 na região

A informação foi publicada inicialmente pelo Jornal Hoje em Dia.

publicado em 01/06/2020, por Maurício Rocha


A recomendação foi encaminhada aos prefeitos da região.

O Ministério Público de Minas Gerais está preocupado com a flexibilização do distanciamento social e a abertura da economia nas cidades da região. Numa recomendação assinada por dez promotores de justiça, o órgão orienta a 24 dos 33 municípios da Macrorregião Noroeste, da qual faz parte Patos de Minas, a aderirem aos planos do Comitê Extraordinário Covid-19 do Governo de Minas, que criou o plano Minas Consciente. A informação foi publicada inicialmente pelo Jornal Hoje em Dia. 

A recomendação foi encaminhada aos prefeitos das cidades de Patos de Minas, Lagoa Formosa, Varjão de Minas, São Gonçalo do Abaeté, Carmo do Paranaíba, Buritis, Formoso, Vazante, Guarda-Mor, João Pinheiro, Brasilândia de Minas, Paracatu, Rio Paranaíba, Arapuá, Arinos, Urucuia, Chapada Gaúcha, Uruana de Minas, São Gotardo, Matutina, Tiros, Presidente Olegário, Lagamar e Lagoa Grande. O número de casos confirmados de coronavírus nessa região vem crescendo dia após dia. 

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Orthodontic - Especial Notícias

Mas a preocupação dos promotores de justiça vai além.  A região de Patos de Minas abrange uma população de aproximadamente 700 mil habitantes e dispõe de apenas 10 leitos de UTI e 113 leitos clínicos para atender os pacientes da Covid-19. Segundo justificativa do Ministério Público seriam necessários pelo menos 105 leitos de UTI e 262 leitos clínicos para conseguir atender à demanda. 

Os promotores de justiça que assinam a recomendação argumentam que o índice atual de 40% de ocupação das UTIs destinadas aos pacientes de Covid-19 em Patos de Minas é ilusório, uma vez que são apenas 10 vagas, sendo que na verdade restam apenas seis leitos disponíveis. O Patos Hoje apurou que os órgãos de saúde farão o credenciamento de mais 10 leitos de UTI em hospital particular nesta semana. 

Na recomendação, o Ministério Público orienta os prefeitos a aderirem ao Programa Minas Consciente – que criou um sistema de ondas com protocolos para a reabertura da economia. O prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves disse que ainda não recebeu a recomendação. Ele adiantou que o município aderiu ao Programa Minas Consciente e está respeitando as regras estabelecidas pelo Comitê Estadual.

Autor: Maurício Rocha Postado em 01/06/2020
Compartilhe:

91 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Dúvidas, dúvidas | 1 mês, 1 semana atrás

    Queria ver o Ministério Público investigar e mostrar a público onde foi parar os milhões que o governo federal enviou ao município, sabendo que foi até publicado essa matéria. Se realmente esse dinheiro existe onde ele está?? Não era para fins ao Covid-19 no caso até para criar leitos e outros, como se explica isso?? Sem tirar o mérito do Ministério Público intervir no combate como assim desejam exercer esse dever contra os Municípios.

    15 3 Responder

  • Realidade | 1 mês, 1 semana atrás

    Só sei de uma coisa !!!!! Sempre os beneficiados são os supermercados grandes Mart minas/bernardao/Bretas e Abc...eles abre cedo e fecha 22hs com livre comercio. Os comercio de pouco acesso tem tempo menores ou até não pode abrir no dia. Os responsável sem cima são comprados pelos grandes e faz vista grossa. Realidade que poucos enxergam

    8 2 Responder

  • Servidora Educadora 1 mês, 1 semana atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

  • Jk | 1 mês, 1 semana atrás

    Esses promotores já podiam começar a renunciar a seus super salários junto com muitos ali do ministério público , tem seus salários td mês em dia , nunca foram afetados . E ficam aí querendo da ordens . Quebrou muitas empresas com isso e fez muitas pessoas perderem seus empregos .

    11 3 Responder

  • Lula 1 mês, 1 semana atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

  • M&M | 1 mês, 1 semana atrás

    A respeito da reabertura de academias nesse sistema de onda: não sei vocês, mas estou vendo donos de academias em aglomeração. Na verdade são falsos professores, pois muitos nem fazem faculdade de educação física, quem dirá ter possibilidade de estarem na área. Aí eu me pergunto: cadê o CREF pra fiscalizar essas academias? SE ESSES FALSOS PROFESSORES QUE NEM SE PREOCUPAM COM SI MESMOS VÃO DAR CONTA DE CUIDAR DA SAÚDE DO PRÓXIMO? ELES QUEREM SOMENTE O SEU DINHEIRO! Abre o olho Sr Prefeito, a reabertura de muitos lugares só aumentará o número de contaminados na cidade. Se o Sr estivesse mesmo preocupado com a população, teria era fechado o comércio! DEUS TOMA CONTA...

    34 18 Responder

    Marombeiro - 1 mês, 1 semana atrás

    Você vomita com seu IPhone ganhado de presente da mamãe usando o wi-fi pago pelo papai na casa dele. Deixa o povo trabalhar, já que você não precisa.

    12 19

    Jk - 1 mês, 1 semana atrás

    Vc é um infeliz , acham que pessoas que trabalham em academias e q maior parte que trabalham nos comércio são pessoas que ganham muito dinheiro , vc deve ser um funcionário público ou é um filhinho de papai que ganha tudo . Se enxerga o retardado sem o comércio a cidade morre , desemprego , saúde , educação vai pro espaço. Quer ficar na sua casa que fique e deixa os outros trabalhar em paz .

    9 15

  • Quero malhar 1 mês, 1 semana atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

    Nina - 1 mês, 1 semana atrás

    Tem um ct funcionando na rua Ouro Preto. Passa la na porta qualquer dia desses e veja se vc tem perfil pra treinar la, ate nas redes sociais estão postando fotos dos marombas lá.

    12 4

  • "Ta serto" | 1 mês, 1 semana atrás

    Enquanto não existe vacina, é melhor todo mundo ir se contaminando aos poucos mesmos :v:

    18 15 Responder

  • O galo não tem bi 1 mês, 1 semana atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

    Pafuncio 1 mês, 1 semana atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

  • caio 1 mês, 1 semana atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

carregar mais comentários